Entenda como os alimentos podem auxiliar na saúde bucal

Especialista explica como as escolhas alimentares podem proteger os dentes

17 out 2024 - 14h56

A saúde bucal é um conjunto de ações e comportamentos que reflete diretamente no bem-estar e na qualidade de vida humana. Por isso, é fundamental adotar posturas preventivas que vão além dos cuidados com a higienização da boca. 

As escolhas alimentares são importantes aliadas para a manutenção da saúde bucal / Foto: Shutterstock
As escolhas alimentares são importantes aliadas para a manutenção da saúde bucal / Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

Apesar da essencialidade de hábitos como a escovação e o uso do fio dental, outros fatores impactam diretamente na saúde bucal. É o caso da alimentação, que desempenha um papel importante na saúde dos dentes e da gengiva.

Publicidade

Nesse sentido, as escolhas alimentares podem prejudicar os dentes dependendo de sua ingestão e frequência de consumo. Segundo Ilana Marques, que é odontopediatra, existem alimentos que possuem um pH básico, conseguindo neutralizar a acidez do açúcar presente nos alimentos. 

"Entre os principais alimentos protetores, estão as diversas variedades de castanhas, queijos de diferentes tipos e pipoca salgada", indica a especialista da clínica IGM Odontopediatria. A ingestão dessas opções se recomenda após o consumo de alimentos que afetam os dentes. 

A odontopediatra esclarece que alimentos ácidos têm grande potencial para causar danos. "Isso engloba principalmente alimentos doces e pegajosos, como, por exemplo, biscoitos recheados, barras de cereal, paçoquinhas, bolos, chocolates e balas", alerta.

Como proteger a saúde bucal?

Combinar uma dieta saudável com bons hábitos de higiene é essencial para a manutenção da saúde da boca. Além disso, uma das principais formas de proteger os dentes é realizando visitas periódicas ao dentista

Publicidade

"Durante essas consultas, o profissional reforça sobre o conhecimento das combinações inteligentes de alimentação, e realiza exames que podem detectar dentes com má formação.  Esses dentes são muito mais suscetíveis a ter problemas que na grande maioria das vezes não se percebem pelos responsáveis. Além disto, nessas visitas o dentista também pode perceber início de lesões de cárie, evitando que estes problemas evoluam com a prevenção necessária. Também é feita limpeza e aplicação de flúor de alta concentração, que possui propriedades de remineralização essenciais", explica a profissional. 

Dessa forma, a odontopediatra reforça que, apesar da importância das escolhas alimentares conscientes e seu papel significativo na saúde bucal, as práticas de higienização devem continuar.

"Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com pasta de dentes com flúor, usar fio dental regularmente e fazer visitas ao dentista são práticas cruciais para garantir um sorriso saudável a longo prazo", conclui Ilana.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações