Você sabia que as nozes fazem parte do grupo de frutos secos que deveriam ser ingeridos todos os dias? Isso porque seu consumo é altamente benéfico para a saúde humana, podendo ajudar desde o controle de peso até a diminuição da perda de memória.
Um estudo publicado pelo Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, nos Estados Unidos, mostrou uma grande associação entre o aumento do consumo de nozes e uma menor mortalidade por todas as causas, especialmente por doenças cardiovasculares.
Isso se deve especialmente à presença das chamadas "gorduras boas", que prevalecem na composição das nozes. Entre elas, destaca-se o ácido alfa-linolênico (ALA), que é um tipo de ácido graxo ômega 3 com grande poder anti-inflamatório.
Além disso, essas substâncias também modificam a composição química do sangue, provocando o aumento dos níveis do colesterol HDL ("colesterol bom") e a diminuição dos níveis de colesterol LDL ("colesterol ruim"). Consequentemente, isso também ajuda na prevenção de problemas como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.
Mas esse é só mais um dos ótimos motivos pelos quais as nozes se encaixam em padrões alimentares saudáveis. Ricos em diversos nutrientes e fibras, esses frutos ainda fornecem doses importantes de micronutrientes essenciais para nosso organismo e outros compostos bioativos.
Leia mais: As nozes ajudam a emagrecer? Conheça os benefícios e como consumir
Benefícios de consumir nozes diariamente
...
Veja também
Isso é o que acontece com seu corpo se você comer ovos todos os dias
Nem sardinha nem atum: essa é a comida enlatada que tem mais cálcio e gorduras saudáveis
As 10 piores comidas que você pode comer para a sua saúde e o que você pode consumir no lugar delas
Veja como reutilizar o óleo das latas de sardinha em vez de jogá-lo fora
O que é melhor para cozinhar, óleo de cozinha ou banha: eis a verdade, segundo especialistas