Reaproveitar vasilhas de plástico para guardar comidas no freezer ou na geladeira é um hábito muito comum entre os brasileiros, principalmente quando se trata dos famigerados potes de sorvete — já que, ao comprar o produto, o recipiente com tampa vem de "bônus".
Além de sustentável, essa prática simplifica (e muito!) a organização na cozinha, mas será que ela é mesmo segura? Para a nutricionista Marlucy Lindsey, reutilizar os potes de sorvete para armazenar alimentos pode significar, sim, uma ameaça à saúde.
"Esse fato se dá pela liberação de substâncias químicas nocivas que podem contaminar os alimentos conservados nesses vasilhames", explica a especialista. E não são somente os potes de sorvete que oferecem esse risco.
De acordo com a profissional, os recipientes plásticos, de modo geral, não são os mais apropriados para guardar alimentos. Isso porque eles também favorecem o acúmulo de sujeira e restos de comida, o que pode ocasionar a proliferação de bactérias e outros microrganismos nocivos.
Quando nos referimos a essas substâncias prejudiciais presentes nos potes, estamos falando do bisfenol A, mais conhecido como BPA — que é um composto químico utilizado na produção de plásticos e resinas, encontrado em embalagens, copos, pratos e utensílios diversos.
...
Veja também
Essa é a razão pela qual você NÃO deve guardar alimentos no pote de sorvete
Comer esse alimento diariamente pode ser a chave para aumentar sua imunidade
Isso é o que acontece com seu corpo se você comer ovos todos os dias
As pessoas que querem perder barriga (e não conseguem) podem estar comentando esses 5 erros comuns