Já começou o ano com foco total nos treinos, mas não sabe por onde começar quando o assunto é ganho de massa muscular?
Com uma alimentação regrada e constância dá para conseguir atingir esse objetivo consumido frutas. A médica nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia deu dicas de 3 tipos que vão contribuir no ganho de massa muscular. Confira!
Banana
"Por ser rica em carboidratos de rápida absorção, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, pode ajudar na reposição energética e diminuir as câimbras musculares".
Abacate
"Pode favorecer a síntese muscular e o controle da inflamação, por ser fonte de gorduras insaturadas e bastante energético".
Frutas vermelhas e roxas (morango, mirtilo, açaí)
"Possuem grande quantidade de antioxidantes, com potencial de reduzir o estresse oxidativo, ajudando na recuperação muscular".
O ideal é consumir antes ou depois do treino?
Segundo a médica, isso depende do objetivo de cada um.
Antes do treino: o ideal é priorizar alimentos ricos em carboidratos de fácil digestão, como banana, tapioca ou batata-doce, para garantir energia durante a atividade física. "Uma pequena quantidade de proteína (como um iogurte) também pode ser benéfica", sugere.
Depois do treino: a melhor estratégia é combinar carboidratos e proteínas para otimizar a recuperação muscular e a síntese proteica. "Frutas como abacate ou frutas vermelhas combinadas com uma fonte proteica (como whey ou ovos) são boas opções".