Por mais que você faça o seu melhor para lutar contra gripes e resfriados, nem sempre é possível escapar do vírus que te derruba na cama, impedindo de fazer qualquer coisa. Para sair da situação da melhor maneira possível, é importante entender o papel que a alimentação desempenha neste cenário. Confira dicas listadas pelos site do Huffington Post.
É importante saber
Quando estamos doentes, o corpo precisa de mais calorias para funcionar normalmente. Isto porque ele vai trabalhar mais pesado do que o normal, para lutar contra infecções, especialmente com febres. Por isso, exige maior dose de energia, e daí a importância da alimentação para melhorar o quadro.
Seguir horários regulares de alimentação é fundamental quando estamos doentes, porque uma dieta de baixa calorias pode restringir as habilidades de recuperação. Estudos sugerem que a redução calórica quando o corpo está doente não só aumenta a suscetibilidade à gripe, como também piora os sintomas e aumenta a duração da doença.
Apesar de o apetite geralmente estar abalado durante uma gripe, é importante manter-se nutrido e hidratado. Comer porções pequenas e com mais frequência (ouvindo o que o corpo determina, quando você realmente está com fome) são hábitos que ajudam no processo de recuperação.
A melhor forma de sair dessa é apostar em líquidos e alimentos que aumentam a imunidade. Veja a seguir.
Canja de galinha
O frango contém um aminoácido chamado cisteína, que auxilia o muco nos pulmões. Além disso, o fato de o caldo ser quente ajuda a manter as passagens nasais úmidas, prevenindo a desidratação e a inflamação na garganta.
Chá quente
Líquidos mornos podem aliviar a dor de garganta e o congestionamento, então, um chá verde quentinho pode ser uma boa pedida. Ele é rico em antioxidantes que lutam contra a infecção e apoia o sistema imunológico. Água quente com limão também é ideal para se manter hidratado, além de ajudar com o nariz entupido.
Frutas cítricas
É um mito que a vitamina C cura a gripe comum, e na verdade não existem evidências científicas por trás da teoria que ela pode reduzir a duração de vários tipos de gripe. No entanto, enquanto as frutas cítricas não curam a doença por completo, a camada branca e fina encontrada em laranjas, limões e toranjas contém flavonoides, que podem impulsionar o sistema imunológico e acelerar a recuperação.
Picolés
Estar devidamente hidratado pode ajudar a manter o muco fino e diminuir o congestionamento. Embora seja melhor consumir a fruta do que tomá-la, os picolés são uma maneira diferente de se hidratar e aliviar a irritação da garganta. Dê preferência aos que são feitos com 100% da fruta.
Pratos apimentados
Comidas apimentadas podem fazer com que seus olhos se encham de água e o nariz escorra, mas elas também são congestionantes naturais. Comer pimenta, wassabi ou raiz-forte pode ajudar a aliviar os sintomas do congestionamento.
Já quando o problema é o estômago, que pode inclusive acompanhar a gripe, o mais indicado é comer alimentos leves e fáceis de digerir. Veja dicas:
Bolachas de água e sal ou torradas
Este é o tipo de alimento simples, que são facilmente digeridos pelo estômago. Ricos em amido, eles não vão piorar a situação do estômago, e podem estabilizar a digestão (o que é especialmente útil após o vômito).
Bananas
Ricas em potássio, que geralmente é esgotado durante crises de diarreia, vômito ou sudorese, as bananas são fáceis de digerir e podem ajudar a baixar a temperatura do corpo, repondo os eletrólitos perdidos.
Gengibre
Pesquisas têm mostrado que o gengibre é inacreditavelmente efetivo na prevenção das náuseas e de outras doenças do estômago (como a constipação, distensão abdominal e vômitos). Tomar chá de gengibre pode ajudar a hidratar o corpo e a suavizar diversos problemas.
Alimentos a serem evitados
Como o corpo está mais vulnerável durante a doença, é melhor evitar qualquer alimento que pode colpcá-lo em uma situação de mais estresse. Alguns alimentos podem piorar a situação do corpo, saiba quais são eles.
Alimentos apimentados ou ácidos
Enquanto os alimentos apimentados podem ser bons para a congestão nasal, eles também podem ser violentos para o estômago causando mais dor e desconforto. Mantenha-se longe deles se nao quer piorar a situação estomacal.
Alimentos ricos em açúcar e gordura
O excesso de açúcar pode reprimir o sistema imunológico e causar a inflamação. Os alimentos ricos em gordura, por outro lado, podem ser mais difíceis de serem digeridos quando comparados aos carboidratos e às proteínas, além de dar origem à dor.
Laticínios
Muitas pessoas acreditam que o consumo de laticínios pode promover a produção do muco, que pode piorar a congestão quando você está doente. No entanto, pesquisas recentes indicam que isso pode ser fruto do efeito placebo. Independente disso, o leite muda a quantidade de muco produzido. Sendo assim, beber leite pode criar uma sensação de muco mais espesso.