Quando falamos em alimentos nutritivos, é fácil pensar em opções como abacate, quinoa e couve. Mas você sabia que existem ingredientes ricos em benefícios para a saúde, que não costumam aparecer nas listas de "superalimentos" da moda?
Uma pesquisa aprofundada com mais de 1.000 alimentos, publicada na Encyclopedia of Food & Health de 2016 e pelo Departamento de Agricultura dos EUA, destacou os verdadeiros campeões em nutrição.
Foram identificados os 100 alimentos mais nutritivos, com notas que variam de zero a 100 em termos de valor nutricional. Separamos os 10 primeiros dessa lista e os seus benefícios para a saúde.
1. Amêndoas (Pontuação: 97)
Líderes na lista, as amêndoas são o mais próximo que temos de um "alimento perfeito". Ricas em ácidos graxos monoinsaturados, elas ajudam na saúde cardiovascular e no controle do diabetes. Com 579 calorias por 100 gramas, também são uma excelente fonte de proteínas e fibras.
2. Pinha (Pontuação: 96)
Também conhecida como cherimóia, essa fruta contém 75 calorias por 100 gramas e é rica em vitaminas A, C, B1, B2 e potássio. Pode ser consumida pura ou usada em saladas, molhos e sobremesas, sendo uma ótima aliada no fortalecimento do sistema imunológico.
3. Perca Oceânica (Pontuação: 89)
...
Veja também
Estes são os 10 alimentos mais nutritivos de acordo com a ciência: não são abacate, quinoa ou couve
Manteiga ou margarina: qual a opção mais saudável?
O truque para descongelar o pão em 30 segundos e deixá-lo perfeito, crocante e sem perder o sabor