Faz mal comer feijão à noite? Engorda? Descubra!

Nutricionista afirma que, na verdade, o alimento pode ser um aliado no emagrecimento

18 jul 2024 - 08h20
(atualizado às 11h10)
Feijão é rico em fibras e pode ser aliado no emagrecimento
Feijão é rico em fibras e pode ser aliado no emagrecimento
Foto: Freepik

O feijão é um alimento tradicional nas refeições diárias dos brasileiros, principalmente no almoço. Mas, muita gente tem o hábito de jantar em casa diariamente e fica na dúvida se pode incluí-lo no prato à noite também. Faz mal? Engorda?

Segundo a nutricionista Joice Machado Siqueira, apesar de muita gente cortar o feijão quando quer fazer dieta para perder peso, ele pode ser um aliado.

Publicidade

"O feijão auxilia no processo de emagrecimento, pois é um alimento rico em fibras, que auxilia na saciedade. Contém ainda proteínas de origem vegetal, ferro, vitaminas do complexo B, minerais e carboidratos, ou seja, um alimento muito nutritivo", explica.

A quantidade diária recomendada é uma concha média por dia e de preferência no almoço. "Pois à noite, o metabolismo é um pouco mais lento, o que pode dificultar a digestão do grão e ocasionar desconfortos", complemente.

Apesar dos benefícios citados, a profissional destaca que é preciso atentar-se ao modo de preparo, evitando ingredientes calóricos como bacon, linguiça e torresmo, sendo preferível temperar com ingredientes naturais como, alho, cebola, salsinha e louro .

"Recomenda-se ainda deixar de molho de 8 a 12 horas e trocar a água pelo menos uma vez, para eliminar as substâncias anti nutricionais, que diminuem a absorção de nutrientes e causam desconforto como flatulência e inchaço abdominal", conclui a nutricionista.

6 motivos para incluir grãos e sementes na dieta 6 motivos para incluir grãos e sementes na dieta

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações