Quando você compra uma caixinha de morangos e encontra algumas frutas com uma manchinha de mofo, você costuma cortar a parte ruim e aproveitar o restante? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho. Afinal, ninguém quer desperdiçar essa fruta deliciosa e cara, principalmente quando está fora de época. Mas será que essa prática é segura para a saúde?
Para esclarecer essa dúvida, o MinhaVida entrevistou Elaine Rosa, nutricionista da Clínica Dra. Simone Neri, para entender se realmente é uma boa ideia salvar o morango ou se o melhor mesmo é jogar toda a fruta fora. Acompanhe!
Podemos comer morango que tem uma parte mofada?
Encontrar um morango bonito e suculento com uma parte mofada é sempre uma decepção. Mas será que dá para cortar essa parte ruim da fruta e aproveitar o resto? Segundo a nutricionista, o ideal é não consumir nenhuma parte de um alimento com mofo.
"Mesmo que você retire a parte afetada, o mofo pode ter se espalhado pelo interior da fruta, contendo toxinas invisíveis a olho nu, mas que ainda estão presentes. Agora, se o morango estiver apenas levemente machucado, mas sem sinais de mofo, você pode usá-lo para fazer compotas, doces, geleias, smoothies e sorvetes. No entanto, em caso de mofo, o indicado é descartar a fruta."
...
Veja também
Faz mal tirar a parte mofada do morango e comer o resto da fruta? Nutricionista esclarece
Diabetes: veja frutas com alto índice glicêmico
Deveríamos estar bebendo vinagre de maçã antes de dormir? Especialista em emagrecimento revela
Veja como reutilizar o óleo das latas de sardinha em vez de jogá-lo fora