Feijão engorda? Conheça os benefícios desse superalimento

Grão tradicional da culinária brasileira ajuda a reduzir o colesterol e a manter a saúde cardiovascular

10 jan 2025 - 12h29

Muitas pessoas tem dúvidas se o feijão engorda ou não, afinal, ele não é uma das figurinhas mais presentes em dietas famosas, sobretudo de atletas e figuras fitness. No entanto, o tradicional grão da culinária brasileira pode sim ser uma excelente opção para quem pretende perder gordura corporal com saúde.

Feijão engorda? Veja os benefícios
Feijão engorda? Veja os benefícios
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

O feijão, além de delicioso, possui poucas calorias. Cerca de 12kcal por colher de sopa. E, fora isso, também tem uma grande capacidade de promover saciedade. Ou seja, ele acaba com sua fome por mais tempo, te ajudando a se manter em uma dieta de déficit calórico, por exemplo.

Publicidade

Feijão engorda? Conheça o superalimento

Dessa forma, fica evidente que o consumo do grão não afeta negativamente o seu emagrecimento. Portanto, se você não o inclui na dieta, por achar que feijão engorda, pode esquecer essa ideia.

Inclusive, todas essas grandes qualidades colocam o nosso queridinho feijão na lista dos superalimentos. Um grupo de alimentos completos, ricos em diversos nutrientes e que promovem benefícios incríveis para o organismo humano.

"O feijão é rico em fibras solúveis, que são fundamentais para a redução do colesterol ruim (LDL) no organismo", explica a engenheira de alimentos, Ana Rachel Bernardes.

Outros benefícios do grão

"Ao reduzir os níveis de colesterol LDL, o feijão contribui diretamente para a saúde das artérias, diminuindo o risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares", completa a especialista.

Publicidade

"O consumo regular de feijão pode realmente fazer a diferença na prevenção de doenças cardíacas a longo prazo. Muitas pessoas não sabem, mas o potássio presente no feijão ajuda a neutralizar os efeitos do sódio no organismo, reduzindo a pressão arterial e beneficiando a circulação sanguínea", conta Ana Rachel.

"Você pode utilizá-lo em saladas, sopas, ensopados e até em pastas e patês. As possibilidades são muitas, e todas elas trazem os benefícios desse alimento tão rico e acessível. Deixe o feijão de molho por algumas horas antes de cozinhar, isso ajuda a eliminar substâncias que podem causar desconforto intestinal e melhora a digestibilidade do grão", finaliza a profissional.

Fonte: Ana Rachel Bernardes, engenheira de alimentos da Combrasil.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se