A França proibiu a partir desta sexta-feira (27) a distribuição ilimitada, de forma gratuita ou com preço fixo, de refil de bebidas doces em estabelecimentos do setor hoteleiro, educacional e em restaurantes.
A medida, publicada na quinta-feira no Diário Oficial, se enquadra dentro da lei da modernização do sistema de saúde do Governo francês promulgada em 26 de janeiro de 2016, por isso que não é nenhuma surpresa para os estabelecimentos afetados.
O documento especifica como exemplos de bebidas submetidas à nova regulação as bebidas aromatizadas, sejam gasosas ou não, as energéticas e os concentrados de frutas e/ou verduras, sempre que contenham altos níveis de açúcares.
Dentro dos prejudicados estão os estabelecimentos que oferecem o famoso free refill, o que inclui grandes multinacionais como KFC, Quick e as cafeterias IKEA.
A lei busca prevenir o sobrepeso, a obesidade e doenças relacionadas ao consumo elevado de açúcar como diabetes, especialmente entre os jovens, e cumpre com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).