Há quem diga que largar o cigarro aumenta a vontade de comer, mas um novo estudo mostra exatamente o contrário. De acordo com informações do Daily mail, o levantamento mostra que o tabaco diminui a capacidade de degustar gordura e açúcar, o que aumenta o consumo desses alimentos e o número de calorias ingeridas diariamente.
Pesquisadores realizaram uma série de testes em grupos de mulheres, que provaram pudins de baunilha com diferentes quantidades de açúcar. Por fim, elas precisaram classificar a doçura e cremosidade de casa sobremesa.
Yanina Pepino, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, e Julie Mennella, biofisiologista do Centro Monell, na Filadélfia, estudaram quatro grupos de mulheres com idades entre 21 e 41 anos.
Os grupos foram classificados em fumantes obesos, obesos não fumantes, fumantes com peso normal e não-fumantes com peso normal. “Em comparação com os outros três grupos, os fumantes que eram obesos perceberam menos cremosidade e doçura nos pudins”, disse Yanina.
Os resultados mostram que a capacidade de perceber a quantidade de açúcar e sentir prazer na comida está comprometida em mulheres fumantes obesas, o que poderia contribuir para um aumento calórico na alimentação.
“As pessoas obesas muitas vezes anseiam alimentos ricos em gordura. Nossas descobertas sugerem que ter esse desejo intenso, mas não sentir a gordura e doçura dos alimentos, pode levar as pessoas a comerem mais”, justificou Yanina.
Estudos anteriores já tinham ligado o tabagismo ao aumento de compulsão alimentar.