O consumo de chá durante a gravidez é um tema bastante delicado e cercado de dúvidas, especialmente entre as mães de primeira viagem. Afinal, não é todo tipo de bebida e alimento que pode ser consumido durante o período gestacional.
O gengibre, por exemplo, é uma raiz usada tanto na culinária quanto na medicina, conhecido principalmente por seus benefícios terapêuticos, como efeito desintoxicante, ação bactericida e melhora no desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
Mas afinal, grávida pode tomar chá de gengibre? Conversamos com uma especialista a fim de entender se a bebida feita com a raiz pode ser ingerida na gravidez e quais os possíveis benefícios que ela oferece para a gestante e o bebê.
Saiba mais: 3 chás não-abortivos para grávidas e como prepará-los
Grávida pode tomar chá de gengibre?
De acordo com os médicos, tomar chá de gengibre é seguro para as gestantes e para o feto. Por possuir ação anti-inflamatória, o chá de gengibre na gravidez pode ajudar no alívio de dores de cabeça, como a enxaqueca, além de ser uma opção natural para aliviar náuseas e azia.
"Além disso, a bebida ajuda na redução do colesterol, previne a formação de coágulos e reduz o inchaço no corpo, dando a sensação de diminuição de peso", explica Flávia Torelli, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.
...
Veja também
Aborto espontâneo: o que é, sintomas e causas
Náusea e vômitos: tratamentos e causas
Gengibre: benefícios, nutrientes e para que serve