No inverno, é comum aumentar a ocorrência de doenças respiratórias. As baixas temperaturas e o ar seco favorecem o ressecamento das vias aéreas, diminuindo a capacidade de defesa do organismo.
Assim, para proteger a sua saúde contra vírus e bactérias responsáveis por doenças como a gripe, por exemplo, a médica nutróloga Ana Luisa Vilela trouxe algumas dicas de alimentos para manter a imunidade alta e reduzir riscos de infecções.
1. Própolis
De acordo com a especialista, o alimento tem ação antibacteriana, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória e, além disso, antioxidante.
2. Hortelã
O hortelã possui propriedades digestivas, que ajudam a tratar problemas intestinais. Além disso, a planta tem efeito analgésico e imunoestimulante.
3. Alho
O alimento é um conhecido antifúngico e cardioprotetor, favorecendo o bom funcionamento do sistema imunológico e auxiliando na prevenção de doenças crônicas.
4. Camomila
A planta é calmante e expectorante, por isso é uma boa opção de chá para aliviar alguns sintomas da gripe e resfriados, como a tosse.
5. Mel
O mel é um poderoso formador de anticorpos, mas não só isso. O alimento também é antisséptico e antioxidante.
6. Limão, laranja ou acerola
As frutas são ricas em vitamina C, por isso mantém a imunidade alta, ajudando a proteger a saúde.
Xarope natural para fazer em casa
Para afastar de vez problemas como a gripe, a médica nutróloga ensinou também o passo a passo da receita de um poderoso xarope natural. Confira:
Ingredientes
- Suco batido feito com um abacaxi médio
- Suco de 2 limões ou de uma laranja ou uma xícara de suco de acerola batido
- 1/2 xícara de chá de mel
- 10 gotas de própolis
- 1 xícara de chá já preparado de camomila
- 10 folhas de hortelã
- 2 dentes de alho
Modo de preparo
No suco de abacaxi bata o alho, junte ao mel e inclua o suco da fruta cítrica espremida e as folhas de hortelã e o alho. Transfira para um pote com fechamento a vácuo e acrescente a própolis. Está pronto para consumo. Mantenha na geladeira por 3 dias.
Outros alimentos poderosos
Para quem quiser intensificar a saúde por meio da alimentação e reforçar ainda mais a imunidade, a médica acrescenta queo consumo de verduras como brócolis e espinafre que são ricas em ferro e zinco são importantes.
Além disso, os derivados do leite também ajudam a manter a imunidade alta, pois contém microorganismos que fortalecem o sistema. A especialista cita ainda os cogumelos, como o shitake, que aumentam a produção das células responsáveis pela defesa do organismo.
Fonte: Saúde em Dia