Integral, semidesnatado, desnatado, A2 e zero lactose: os benefícios de cada um dos leites

Importante não somente na infância, diferentes tipos de leites fazem parte das dietas na fase adulta

24 ago 2024 - 05h00
O leite é essencial para a nutrição e desenvolvimento humano desde os primeiros momentos da vida
O leite é essencial para a nutrição e desenvolvimento humano desde os primeiros momentos da vida
Foto: Freepik

Fonte de gordura, carboidratos, proteínas, sais minerais e gorduras, o leite é essencial para a nutrição e desenvolvimento humano desde os primeiros momentos de sua vida, afinal, essa é a base da alimentação dos mamíferos. Importante não somente na infância, ele continua a compor as dietas da fase adulta. 

De acordo com uma pesquisa de 2019 publicada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, “em média, 116,5 quilos de leite (o que equivale a 113,11 litros) são consumidos por cada habitante por ano, e essa quantidade tem aumentado a taxas de 1,2% ao ano”. 

Publicidade

Porém, por mais que ele seja uma fonte vital de nutrição, existem pessoas com restrições alimentares ao próprio leite. Segundo um estudo realizado pelo laboratório Genera, 51% da população brasileira tem tendência a desenvolver intolerância à lactose, o principal açúcar presente no leite. Uma pessoa com esse diagnóstico tem uma incapacidade de digerir a lactose devido a deficiência ou ausência da enzima lactase, responsável pela digestão desse nutriente. 

Outro caso particular seria o de uma pessoa em fase de emagrecimento. De acordo com a nutricionista do Órion Complex, Karine Lima, uma pessoa em fase de emagrecimento tende a perder massa muscular. Por isso, é muito importante que ela atinja a quantidade recomendada de proteínas diárias para manter esse tecido muscular. 

“É interessante saber que essa meta pode ser atingida ao mesmo tempo que evita-se o consumo das calorias que vêm do açúcar e da gordura presentes no leite integral, por exemplo”, diz. 

Para atender estas situações, a indústria de laticínios desenvolveu alternativas.  

Publicidade

Leite integral

O leite integral é o tipo de leite mais próximo do seu estado natural. Contém todos os nutrientes e gorduras presentes no leite cru, geralmente com um teor de gordura de cerca de 3,5%.

Fornece uma quantidade significativa de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, que são dissolvidas nas gorduras do leite. 

Leite semidesnatado

O leite semidesnatado é uma versão reduzida do leite integral, com cerca de 1,5% a 2% de gordura. Ele oferece uma redução na ingestão de gordura e calorias em comparação com o leite integral, mas ainda mantém um perfil nutricional rico.

É uma boa alternativa para quem deseja reduzir a gordura sem abrir mão de muito do sabor e dos nutrientes encontrados no leite integral.

Leite desnatado

O leite desnatado tem praticamente toda a gordura removida, resultando em um teor de gordura inferior a 0,5%. Ele é ideal para quem está controlando a ingestão de calorias e gordura e mantém a maioria dos nutrientes, como proteínas e cálcio, encontrados no leite integral.

Leite A2

O leite A2 é produzido a partir de vacas que produzem apenas a proteína beta-caseína A2, em vez da beta-caseína A1 encontrada no leite convencional.

Publicidade

Ele pode ser mais fácil de digerir para algumas pessoas que têm sensibilidade ao leite convencional, embora não seja adequado para pessoas com intolerância à lactose.

Leite sem lactose

O leite zero lactose é produzido para remover ou quebrar a lactose, o açúcar natural do leite, tornando-o adequado para pessoas com intolerância à lactose.

Ele permite que pessoas com intolerância à lactose desfrutem do leite sem sofrer sintomas digestivos, como inchaço, gases ou diarreia, mantendo o perfil nutricional do leite comum, incluindo proteínas, cálcio e vitaminas.

10 leites vegetais para intolerantes à lactose 10 leites vegetais para intolerantes à lactose

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se