Fazer dieta, seja para ganhar massa muscular, ou para emagrecer, nem sempre é algo simples. Afinal, em ambos os casos, o consumo de proteínas, geralmente, deve ser alto, para oferecer aminoácidos que vão atuar na construção de músculos e também para dar uma saciedade maior.
Ou seja, problema é que nem sempre é viável comer frango, carne, peixes ou ovos de maneira tradicional. Por isso, apostar em um lanche proteico, para o café da manhã, por exemplo, costuma ser uma boa alternativa.
Dessa forma, com a ajuda da nutricionista, Susan Bowerman, especialista em nutrição esportiva, obesidade e controle de peso, separamos 7 boas opções para você fazer o seu lanche proteico e manter a dieta. Confira:
7 opções de lanche proteico
1. IOGURTE + FRUTAS: em uma tigela, coloque 1 pote de iogurte grego sabor baunilha com 5 morangos pequenos fatiados e salpique por cima um pouco de canela em pó ou noz-moscada ralada.
2. COTTAGE + LEGUMES: vale a pena misturar 3⁄4 de xícara de queijo cottage com um pouco de pimenta e 1⁄2 xícara de legumes picados (cenoura e pepino são boas pedidas).
3. PATÊ + PALITO DE LEGUMES: você pode comer 1⁄3 de xícara de patê de grão de bico, também conhecido como homus. Basta utilizar palitos de cenoura, pepino ou salsão.
4. ATUM + ABACATE: surpreenda seu paladar comendo os palitos de legumes com uma pasta feita a partir de 1⁄2 lata de atum em água, 1⁄4 de abacate médio amassado, pimenta e alguns cubinhos de tomate.
5. OVO + TOMATE: para sair do básico, corte 1 ovo cozido e 1 tomate em fatias finas e, em seguida, monte canapés colocando o ovo sobre o tomate. Tempere com sal, pimenta e manjericão.
6. ESPINAFRE + OVO: coloque 1 xícara de espinafre congelado picado no micro-ondas por 30 segundos. Despeje um ovo batido temperado com sal e pimenta sobre a verdura e aqueça por mais 90 segundos. Quando estiver na metade do tempo, dê uma pausa para mexer o preparo.
7. BATATA DOCE + IOGURTE: corte 1 batata-doce média cozida ao meio. Em seguida, cubra-a com 1 pote de iogurte grego desnatado sem sabor e noz-moscada ralada a gosto. É uma versão saudável e light da tradicional batata-inglesa recheada.