Quando se trata de escolher entre comer uma maçã ou uma banana, é comum ficar em dúvida sobre qual delas oferece mais benefícios para a saúde. Ambas são super populares, práticas para o dia a dia e carregam uma lista de nutrientes importantes.
A maçã é rica em fibras e antioxidantes, enquanto a banana, conhecida por ser a queridinha dos esportistas, é uma poderosa fonte de potássio e energia. Mas qual delas ganha o título de mais saudável?
Para esclarecer essa dúvida, a nutricionista entrevistada pela France Bleu Belfort Montbéliard, Stéphanie Drieu, revela os prós e contras de cada uma dessas frutas e indica a vencedora dessa disputa. Confira!
Os pontos fortes e fracos da maçã
Um dos pontos fortes da maçã é que ela está disponível em muitas variedades. "Assim, você pode brincar com cores, texturas, suculência, sabor e acidez", explica Stéphanie Drieu. Ela também pode ser consumida de diversas formas, como amassada, em compotas ou em sobremesas.
Do ponto de vista nutricional, a maçã contém açúcar, como todas as frutas, com cerca de 9g a cada 100g. Ela também possui uma quantidade moderada de fibras (1,5g), incluindo a pectina, que auxilia na digestão. Além disso, as maçãs contêm antioxidantes, cuja quantidade pode variar de acordo com a cor da fruta. Outro ponto positivo das maçãs, segundo a nutricionista, é o preço acessível.
...
Veja também
É uma boa ideia comer bananas bem maduras? Esta nutricionista responde
Como amadurecer a banana rapidamente em horas ou minutos (e como conservá-la justamente para evitar)
8 alimentos que possuem mais potássio que a banana