Para um café da manhã completo, frutas são imprescindíveis para que a primeira refeição do dia seja saborosa, e claro, muito saudável. Portanto, é sempre importante priorizar frutos onde seu consumo frequente pode reduzir o risco de doenças e que também sejam ricos em nutrientes, como, por exemplo, o mamão.
Com o sabor doce e cores vibrantes, o mamão, quando maduro, a polpa é laranja com muitas sementes pretas comestíveis, mas amargas, e pode ser consumido cru. No entanto, se ele ainda estiver verde, pode ser consumido, também. Porém, deve ser sempre cozido antes, especialmente durante a gravidez, pois a fruta verde é rica em látex, que pode estimular as contrações.
Portanto, para entender melhor como essa fruta faz bem para a saúde, com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro, elencamos 9 benefícios do mamão para o bem-estar:
1- Melhora a qualidade da pele
Quer uma pele mais saudável? Aposte no mamão! Poucos sabem, mas o fruto é rico em vitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Além disso, segundo Stavro, ajuda a combater os radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduzir as rugas e linhas de expressão e diminuir a acne, principalmente em adolescentes.
2- Previne asma
O risco de desenvolver asma é menor em pessoas que consomem grande quantidade de certos nutrientes. Segundo Stavro, um deles é o betacaroteno, presente em alimentos como mamão, damasco, brócolis, melão, abóbora e cenoura.
3- Propriedades anticâncer
Poucos sabem, mas o mamão pode atuar na redução dos radicais livres, que contribuem para algumas doenças, inclusive o câncer. Além disso, o alimento pode ter alguns benefícios extras. De acordo com a especialista, entre 14 frutas e vegetais avaliadas com propriedades antioxidantes, apenas o mamão demonstrou atividade anticâncer nas células do câncer de mama.
4- Saúde óssea
A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. O consumo adequado deste mineral é importante, visto que melhora a absorção de cálcio e pode também reduzir a excreção urinária de cálcio, o que significa que terá mais cálcio circulante para fortalecer os ossos.
5- Controle glicêmico
Segundo Stavro, estudos demonstraram que, indivíduos com diabetes tipo 1 e tipo 2 que consomem dietas ricas em fibras, têm níveis mais baixos de glicemia e lipídios sanguíneos. Ou seja, 100g de mamão, que equivale a uma fatia pequena, fornece em média 3 gramas de fibras.
6- Previne o intestino preso
Aposto que você já sabia desse benefício! Como já dito antes, o mamão é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover a regularidade e um aparelho digestivo saudável. Dessa forma, muitas pessoas consideram o mamão um remédio para constipação.
7- Melhora a digestão
Não é muito falado, mas o mamão contêm uma enzima chamada papaína, que pode tornar a proteína mais fácil de ser digerida.
8- Prevenção de doenças cardíacas (DCV)
Segundo a especialista, um aumento na ingestão de potássio, com uma diminuição na ingestão de sódio, é a mudança alimentar mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir os riscos de DCV.
9- Diminui inflamação
A inflamação crônica é a raiz de muitas doenças. Porém, de acordo com Stavro, estudos mostram que frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como o mamão, ajudam a reduzir marcadores inflamatórios.
Além disso, o mamão ajuda a melhorar o sono, os movimentos musculares, o aprendizado e a memória. Também fortalece na estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e reduzir a absorção de gordura.
Fonte: Adriana Stavro, nutricionista funcional, fitoterapeuta e mestre do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo.