"MasterChef": ostras e cheesecake causam intoxicação em ao menos 40 pessoas

Infecção foi resultado de prova exibida no último domingo (09), na versão espanhola do programa gastronômico

11 abr 2023 - 12h05
(atualizado às 13h26)
Participantes passam mal em prova
Participantes passam mal em prova
Foto: Reprodução/Instagram@shineiberia

Os pratos preparados durante uma prova do "MasterChef" espanhol deixaram ao menos 40 pessoas doentes, segundo informações divulgadas pela produção do programa. Em nota, uma das produtoras do reality show gastronômico pediu desculpas pelo ocorrido.

"Lamentamos muito o mal-estar manifestado por alguns participantes do programa. Este é um caso absolutamente excepcional nestes 11 anos de MasterChef na Espanha, um programa onde é prioridade absoluta garantir o cuidado alimentar das pessoas envolvidas”, escreveu Shine Iberia em um comunicado divulgado na noite desta segunda-feira (10) em suas redes sociais.

Publicidade

A prova que causou a infecção alimentar foi exibida no último domingo (09), no quarto episódio desta temporada do programa. O desafio consistia na preparação de diferentes pratos para 120 trabalhadores da Oceanográfic de Valência, para comemorar o 20º aniversário do maior aquário na Europa.

O cardápio que causou a infecção grupal era formado basicamente por frutos do mar, comida indiana e mediterrânea. Os participantes estavam divididos em duas equipes e precisavam preparar pelo menos três pratos diferentes para centenas de pessoas.

Mexilhão, moluscada valenciana com ostras, suquet de robalo, além de cheesecake japonês com algas, estavam entre os pratos que causaram a infecção em massa.

O que é intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é uma resposta do corpo após o consumo de alimentos ou água contaminados por microorganismos e toxinas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 600 milhões de pessoas sofrem com a doença todos os anos.

Publicidade

Os sintomas da intoxicação consistem em náuseas, vômito, diarreia, dor abdominal e mal-estar contínuo. A doençapode ser causada tanto por bactérias quanto por fungos ou vírus. A salmonela é o agente mais comum a causar a infecção e está presente em carnes e ovos mal cozidos.

Cuidados para evitar a contaminação

  • Procure conhecer a origem do produto que será consumido;
  • Lave sempre as mãos antes de manipular alimentos;
  • Higiene frutas, verduras e legumes antes do consumo;
  • Evite alimentar-se em locais com higiene duvidosa;

"Vários alimentos podem estar contaminados, mas o que a gente precisa ter mais cuidado é com o consumo de carnes cruas ou malpassadas. A higienização de verduras e hortaliças também deve ser observada. Verificar se a embalagem está ou não em boas condições é outra forma de evitar problemas", explica a nutricionista Lilian Vieira, da plataforma Science Play, que adiciona: "evite comer ovos crus, maioneses caseiras, observe a procedência da água que vai na preparação de sucos ou drinks, porque muitos casos de intoxicação ocorrem por conta da água de algumas cidades e até mesmo de alguns países que se viaja".

Como tratar a infecção alimentar

Ingestão de líquidos como água mineral e água de coco são fundamentais para o tratamento da doença, já que a intoxicação alimentar deixa o corpo desidrato. Também é importante que o paciente adote uma dieta leve, com pouca gordura, que não sobrecarregue o intestino.

Em casos mais graves, que ultrapassem o prazo de 15 dias, é recomendado que o paciente procure ajuda médica.

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se