A internet está cheia de alternativas e fórmulas para quem quer perder peso. No entanto, essas informações nem sempre são benéficas, principalmente quando se trata de dietas e planos alimentares restritivos. No fim das contas, emagrecer é um processo diferente para cada um. Por isso, é importante individualizar as estratégias para diminuir os números na balança.
"Parto do princípio de que cada mulher tem um biótipo e que esse é um aspecto importante a ser considerado. É necessária uma avaliação das reais possibilidades e dos resultados almejados pela paciente", destaca a médica nutróloga Cristiane Coelho, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Hábitos que ajudam a emagrecer
No entanto, a especialista explica que há hábitos que ajudam a perder peso e que podem ser praticados por todos, sem distinção. Um deles é o sono regular. "Ter um sono regular ajuda no controle do consumo de alimentos, principalmente os mais calóricos, regulando o hormônio da fome (grelina) e da saciedade (leptina)", explica a médica. Além disso, o sono regular ajuda a controlar os níveis de estresse, já que diminui a concentração de cortisol no organismo.
Outra dica valiosa dada pela nutróloga é o planejamento das refeições. Ela afirma que essa atitude prepara o cérebro para ação e nos ajuda na organização das tarefas. "Planeje desde a compra de alimentos para deixar sua dieta mais saudável como também tempo para se exercitar e realizar consultas médicas. Deixe o planejamento em ordem, assim suas ações também serão saudáveis", pontua.
Além disso, participar do processo de preparo de refeições é positivo para adequar cada ingrediente da receita. "Colocar em prática o conhecimento e o afeto durante o processo da refeição, além de ser saudável, faz parte da memória afetiva junto à família", acrescenta a médica.
Cristiane destaca também a importância do movimento. De acordo com ela, a prática de exercícios de forma constante auxilia no gasto energético e contribui para a perda de peso. Além disso, o cérebro libera endorfina durante e após os exercícios, sejam aeróbicos (andar, correr ou pedalar) ou anaeróbicos (fortalecimento muscular).
Por fim, a médica destaca que a meditação também é uma ótima aliada para quem deseja emagrecer. "O aumento da concentração ajuda a reorganizar os pensamentos contribuindo com melhor bem-estar físico e emocional", destaca. As massagens também podem causar essa sensação. Neste caso, a via muscular libera ocitocina, hormônio que onde também atinge o bem-estar físico e emocional.