Hoje (21/06) começa o inverno no hemisfério sul, o que significa uma temporada com alta incidência de uma série de doenças, como a gripe, por exemplo. Nesse cenário, fortalecer a imunidade é indispensável, já que esta é a maneira mais eficaz de se proteger contra diversas enfermidades.
Pensando nisso, a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela revelou os alimentos que não podem faltar na dieta para manter a imunidade alta e afastar qualquer chance de contrair uma gripe. Confira:
7 alimentos que combatem a gripe
Própolis: segundo a especialista, o alimento tem ação antibacteriana, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória e, além disso, antioxidante.
Abacaxi: a fruta é expectorante e auxilia na digestão, melhorando a saúde do intestino e, assim, aumentando a imunidade.
Hortelã: da mesma forma, o hortelã também é um bom digestivo. Além disso, a planta tem efeito analgésico e imunoestimulante.
Alho: o alimento é um conhecido antifúngico e cardioprotetor, indica a profissional.
Camomila: a planta é calmante e expectorante, por isso é uma boa opção de chá para aliviar alguns sintomas da gripe, como a tosse.
Mel: ele é um poderoso formador de anticorpos, mas não só isso. O alimento também é antisséptico e antioxidante
Limão, laranja ou acerola: seja qual for, todas as frutas são ricas em vitamina C, por isso reforçam a imunidade.
Receita de xarope natural para fazer em casa
Para afastar de vez qualquer chance de gripe, a Dra. Ana Luisa ensina a misturar todos os ingredientes em um poderoso xarope natural. Confira a receita:
Ingredientes
- Suco batido feito com um abacaxi médio
- Suco de 2 limões/ ou de uma laranja/ ou uma xícara de suco de acerola batido
- 1/2 xícara de chá de mel
- 10 gotas de própolis
- 1 xícara de chá (já preparado) de camomila
- 10 folhas de hortelã
- 2 dentes de alho
Modo de preparo
No suco de abacaxi bata o alho, junte ao mel e inclua o suco da fruta cítrica espremida e as folhas de hortelã e o alho. Transfira para um pote com fechamento a vácuo e acrescente a própolis. Está pronto para consumo. Mantenha na geladeira por 3 dias.
Outras opções para incluir no prato
Para quem ainda quer intensificar a saúde através da alimentação, a médica reforça que o consumo de verduras como brócolis e espinafre que são ricas em ferro e zinco são importantes. Além disso, os derivados do leite também são boas opções, pois contém microorganismos que fortalecem o sistema. A especialista cita ainda os cogumelos, como o shitake, que aumentam a produção das células responsáveis pela defesa do organismo.