O perigoso peixe cru que já matou mais de 20 mil pessoas na Tailândia

Prato é bastante popular na província de Isaan, no nordeste da Tailândia

20 set 2023 - 12h38
Koi Pla, como é conhecido na Tailândia, é preparado com peixe cru picado e moído com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão
Koi Pla, como é conhecido na Tailândia, é preparado com peixe cru picado e moído com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão
Foto: Reprodução

Uma receita com peixe cru tem causado milhares de problemas de saúde nos tailandeses e já matou mais de 20 mil pessoas.

Koi Pla, como é conhecido, é preparado com peixe cru picado e moído com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão. O prato é bastante popular na província de Isaan, no nordeste da Tailândia e o perigo está em consumir os peixes de água doce com vermes. 

Publicidade

Esses parasitas são responsáveis por causar câncer de fígado, uma das doenças que mais matam quando não é diagnosticada e tratada de forma correta. 

Segundo estimativas, o Koi Pla é responsável pela morte de 20 mil pessoas na Tailândia todo ano. Um estudo no qual pesquisadores analisaram a urina da população local apontou que aproximadamente 80% das pessoas da comunidade tinham comido o peixe com o parasita.

O médico tailandês, Narong Khuntikeo, perdeu os pais devido o câncer de fígado depois que comeram o prato de peixe. "É um problema muito grande para a saúde por aqui", disse o cirurgião hepático à AFP.

"Mas ninguém sabe disso porque morrem silenciosamente, como folhas caindo de uma árvore", completou. Apesar do grave risco para a saúde do koi pla, muitas pessoas afirmam que cozinhar o peixe - que é a melhor maneira de matar o parasita - estraga completamente o sabor.

Publicidade

Num local de testes visitado pela AFP, um terço dos aldeões apresentava sintomas hepáticos anormais e quatro eram suspeitos de terem câncer.

Ovo pode prevenir câncer de próstata; veja como incluir na dieta Ovo pode prevenir câncer de próstata; veja como incluir na dieta

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações