Você é uma das pessoas que não consegue iniciar o dia sem antes tomar uma xícara de café? Conhecida por fornecer energia, a bebida é fonte de cafeína, substância rica em propriedades estimulantes que atua diretamente em nosso sistema nervoso central deixando o cérebro em estado de alerta.
Em alguns casos, o consumo de cafeína acaba provocando sintomas indesejados, como nervosismo e dificuldade para dormir, fazendo com que algumas pessoas optem por abandonar a ingestão de café. Mas, como o corpo reage quando deixamos de consumir café diariamente? Entenda!
O que acontece com o corpo quando paramos de tomar café todos os dias?
De acordo com Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo Ideais, o corpo passa por um processo de adaptação à ausência da cafeína. Entre os fenômenos que podem ocorrer estão:
Fadiga e sonolência
Sem o estimulante, receptores de adenosina - antes bloqueados pela cafeína - voltam a funcionar, aumentando sensações de relaxamento e cansaço. "Quando paramos de tomar, a adenosina volta a se ligar aos receptores, que irão se acumular, causando o cansaço e sonolência. O mesmo acontece com o excesso de cafeína, pois gera um ciclo vicioso", explica a especialista.
Saiba mais: Café solúvel NÃO é a mesma coisa que o coado e pode fazer muito mal: entenda
Dificuldade de concentração
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Constipação (Intestino preso): o que fazer e como tratar
Dor de cabeça: tipos, remédios e como aliviar
Irritabilidade: o que é, quais as causas e como tratar
Dificuldade para dormir: causas e o que fazer
Fadiga: o que é, tipos, causas e como tratar a exaustão