Todo mundo já teve a experiência de acordar com uma certa secura na garganta, que costuma anunciar o início de uma coriza, acompanhada de dificuldade em engolir, bem como alguma congestão nasal ou tosse.
Sempre que os termômetros descem, parece que as nossas defesas fazem o mesmo, e quando o resfriado chega, procuramos no fundo da nossa memória aqueles remédios naturais das nossas avós: um pano embebido em água quente na testa, um chá de camomila ou alguns gargarejos com sal. Mas o que os especialistas acham disso?
Leia também: Chá para dor de garganta: as 5 receitas mais eficazes
O truque caseiro para combater o resfriado
Talvez a combinação ideal seja um truque caseiro aprovado por um profissional médico. Para isso, seguimos as recomendações do Dr. Tim Spector, epidemiologista e professor do King's College London, que compartilhou em sua conta do Instagram uma maneira simples de nos ajudar a lidar com dores de garganta e resfriados.
A receita consiste na fermentação do alho e do mel. Não se preocupe porque é muito simples de preparar e, o melhor de tudo, dura bastante. Precisamos apenas desses dois ingredientes e, como explica o epidemiologista:
"O alho é rico em fibra prebiótica inulina, que promove a saúde intestinal e acredita-se que tenha propriedades antimicrobianas e antivirais que podem ajudar a combater resfriados e gripes".
Aprenda a fazera receita
...
Veja também
Resfriado: sintomas, tratamento, chás e quanto tempo dura
Gripe na gravidez: o que fazer e se é perigoso
Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma