Ora-pro-nóbis: confira 11 benefícios para a saúde

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, que trazem vários benefícios para a saúde

10 mai 2024 - 14h21
(atualizado em 13/5/2024 às 21h08)
Veja benefícios da ora
Veja benefícios da ora
Foto: pro-nóbis para a saúde - Shutterstock / Alto Astral

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (PANC) rica em nutrientes essenciais para o organismo. Entre eles estão proteínas, fibras, vitaminas e minerais que contribuem para o nosso bem-estar. 

Para entender as vantagens de incluir a espécie na alimentação, conversamos com o farmacêutico naturopata Jamar Tejada que separou os principais benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde. Confira!

Publicidade

1. Ajuda no emagrecimento e formação de músculos

Por ser rica em fibras ajuda no emagrecimento, formando um tipo de gel no estômago, promovendo a saciedade. Por ser rica em proteína, a ora-pro-nóbis auxilia na função de regeneração e desenvolvimento muscular. 

2. Melhora o funcionamento do intestino

Devido a grande quantidade de fibras que possui, a ora-pro-nóbis ajuda na digestão e melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e tumores intestinais.

3. Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma planta rica em niacina, uma vitamina que tem ação antioxidante, a ora-pro-nóbis melhora as funções e protege as células de defesa contra os danos causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.

4. Previne a anemia

A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro, um mineral que é necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, ajudando a prevenir a anemia.

Publicidade

5. Mantém a saúde dos olhos

Por ter ótimas quantidades de luteína e zeaxantina, carotenóides que têm ação antioxidante e fotoprotetora, a ora-pro-nóbis protege os olhos contra os danos causados raios ultravioletas do sol e contra a luz azul emitida por computadores e celulares, ajudando a prevenir a catarata e a degeneração macular.

6. Evita o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes como vitamina A e betacaroteno, a ora-pro-nóbis ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis da pele, evitando o envelhecimento precoce.

7. Previne a diabetes

A ora-pro-nóbis é rica em fibras, um nutriente que controla os níveis de glicose no sangue, porque diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

8. Diminui o colesterol

A ora-pro-nóbis ajuda a diminuir o colesterol por ser uma planta rica em fibras, nutriente que reduzem a absorção de gorduras a nível intestinal, diminuindo o colesterol sanguíneo.

Publicidade

Além disso, a presença de compostos antioxidantes na ora-pro-nóbis, como fitoesteróis e os esteróides, evitam a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, ajudando, assim, a evitar o surgimento de situações como infarto, aterosclerose e derrame.

9. Anti-inflamatório 

Para a pele age como emoliente, alivia queimaduras e auxilia na cicatrização de feridas e úlceras e na redução do colesterol e diabetes, tendo ação antinociceptiva (que anula ou reduz a percepção e transmissão de estímulos que causam dor).

10. Previne o câncer

Uma mistura de fitoesteróis encontrados na ora-pro-nóbis  inibe o crescimento de células cancerígenas e reduz o tamanho dos tumores e a incidência de câncer de cólon, mama e próstata induzidos por agentes carcinógenos específicos. 

Além disso, esses esteroides, principalmente o β-sitosterol, inibem a proliferação celular e induzem a apoptose (morte celular programada) em linhagem de células de câncer de fígado, próstata, mama e de cólon, assim ora-pro-nobis pode ser coadjuvante no tratamento e prevenção de cânceres.

Publicidade

11. Combate a depressão

Estudos sugerem que não há participação das substâncias ativas na síntese ou liberação de serotonina - neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar -, mas pode haver atuação direta do princípio ativo em seus receptores, ajudando a combater a depressão.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se