Outubro Rosa: como a alimentação pode auxiliar no combate da doença

Entenda os efeitos positivos que uma dieta equilibrada e bem elaborada pode oferecer

13 out 2022 - 13h04
(atualizado às 14h01)
Alimentação é fundamental no Outubro Rosa
Alimentação é fundamental no Outubro Rosa
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

O Outubro Rosa, sem dúvidas, está entre as campanhas de saúde mais relevantes de todas. Afinal, o objetivo é promover uma maior conscientização sobre o câncer de mama, doença responsável por um alto número de mortes, todos os anos.

Dessa maneira, o Outubro Rosa tem um papel fundamental para a tentativa de reverter esse panorama e reduzir o número de vítimas da doença. Ou seja, é através da informação que mais mulheres vão conseguir adequar seu estilo de vida com o objetivo de alcançar a prevenção do câncer de mama. E um desses ajustes é, justamente, na alimentação.

Publicidade

Alimentação pode prevenir câncer de mama

Não é novidade que manter uma dieta equilibrada é capaz de melhorar o bem-estar geral, fortalecer a saúde e até mesmo prevenir doenças. Afinal, o acúmulo de gordura, que está diretamente ligado à uma má alimentação, traz inúmeros prejuízos para o organismo.

"Além dos problemas físicos, a obesidade ainda pode afetar a saúde emocional e psicológica, já que pessoas obesas podem desenvolver a baixa autoestima, que leva à depressão", revela a nutricionista Francyne Silva Fernandez.

Mas, além disso, uma boa alimentação também oferece nutrientes fundamentais para o organismo. Algo que, dessa forma, pode auxiliar no combate de doenças graves, como o câncer de mama, por exemplo.

 "A indicação é dar prioridade para os alimentos in natura, sementes e cereais, além de reduzir a quantidade de açúcar, de sal e o consumo excessivo de álcool. Especialmente para quem faz tratamento oncológico, o consumo de carne vermelha é saudável, mas tem limite, não devendo ultrapassar 500g por semana. A ingestão de líquidos, incluindo água, chás e kombuchas, suco verde ou suco de frutas vermelhas também são interessantes para regularizar boa parte das funções do corpo. Além de beneficiar a digestão, a absorção e transporte de nutrientes", recomenda a nutricionista Juliana Algarves.

Publicidade

"Ter uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes - vegetais e frutas roxas/vermelhas, cúrcuma, vegetais verde escuros, castanhas, azeite extravirgem e frutas cítricas - preservam o equilíbrio do corpo. E, além disso, ajudam a eliminar toxinas, especialmente em pacientes que necessitam de quimioterapia", completa a especialista.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização. O objetivo é ressaltar riscos, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, tumor que mais acomete mulheres no planeta. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se