Pão com casca de jabuticaba pode ser uma nova solução para controlar a diabetes

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem alimento funcional que pode revolucionar a dieta de diabéticos

20 nov 2024 - 05h00
Pão de jabuticaba pode ajudar a controlar a glicemia no sangue
Pão de jabuticaba pode ajudar a controlar a glicemia no sangue
Foto: Freepik

Quem sofre com diabetes sabe o quanto é desafiador controlar os níveis de açúcar no sangue, mas, uma nova pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pode trazer uma nova solução. Cientistas desenvolveram um pão feito com farinha da casca da jabuticaba que pode ajudar a controlar a glicemia, além de oferecer mais benefícios à saúde.  Os resultados dos testes foram publicados na revista Foods.

A farinha da casca da jabuticaba é rica em fibras e antioxidantes e, ao adicionar esse ingrediente à receita tradicional do pão, os pesquisadores conseguiram criar um alimento com baixo índice glicêmico, que libera a glicose mais lentamente no organismo, evitando os picos de açúcar que prejudicam os diabéticos.

Publicidade

Como funciona?

Os testes realizados mostraram que o pão com farinha de jabuticaba promove um aumento mais gradual e menos intenso da glicose no sangue quando comparado ao pão tradicional. Isso acontece porque as fibras da casca da jabuticaba retardam a digestão e a absorção dos carboidratos, proporcionando uma sensação de saciedade por mais tempo.

Os antioxidantes presentes na farinha da jabuticaba ajudam ainda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de diversas doenças crônicas, como o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Alternativa mais saudável

O pão com casca de jabuticaba é um exemplo de como a pesquisa científica pode transformar a vida das pessoas, oferecendo opções mais qualidade de vida e sabor.

Para Bruno Geloneze, pesquisador principal do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) da Unicamp, o controle da glicemia é fundamental para prevenir e tratar a doença e outros problemas relacionados.

Publicidade

“Se tivermos menores aumentos na glicose e na insulina após as refeições, teremos menos chance de desenvolver diabetes e síndrome metabólica. Além disso, em quem já tem alterações na glicemia, controlar os aumentos da glicose após as refeições pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Por fim, podemos aumentar a vida útil das células produtoras de insulina”, destaca Bruno. 

A professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e orientadora da tese que gerou a publicação, Cinthia Cazarin, contou ao portal Canal Rural que o maior desafio da produção dos pães para os testes foi unir o fator tecnológico com a manutenção do valor nutricional e funcional do pão.

“A farinha da casca da jabuticaba apresenta características sensoriais bastante próprias, e sua inclusão teve de ser avaliada tanto em relação às características tecnológicas da panificação quanto relacionadas ao processamento e preservação dos compostos bioativos presentes”, disse.

Mais produtos à base de casca de jabuticaba

A pesquisa ainda está em fase inicial, mas os resultados são promissores. Os pesquisadores pretendem dar continuidade aos estudos e desenvolver novos produtos à base de casca de jabuticaba.

Publicidade

Estudos apontam alguns resultados promissores no consumo da fruta no sentido de prevenir ou retardar o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.

“A casca da jabuticaba possui compostos fenólicos e fibras, que possuem efeitos demonstrados no controle da glicemia e de colesterol em diversos estudos”, destacou o professor Mário Maróstica.

Os departamentos das áreas de ciências médicas e engenharia de alimentos da Unicamp continuam investigando os bioativos da jabuticaba e envolvem agora teste para estudo de sua relação com a depressão e na prevenção do câncer colorretal. 

Jabuticaba é eleita segunda melhor fruta do mundo Jabuticaba é eleita segunda melhor fruta do mundo

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se