Você já ouviu falar em Proffee? A bebida, que consiste em uma mistura de proteína com café, faz sucesso no TikTok e já soma mais de 14 milhões de visualizações na rede social.
"É um shake proteico e energético que consiste na mistura de café com proteína, podendo ser servido quente ou gelado. Consiste em misturar uma bebida proteica com uma dose de café expresso ou coado. Também é possível fazer o Proffee misturando leite, whey protein e café solúvel, batendo todos os ingredientes em um mixer", explica a nutróloga Karla Confessor, da Clínica Leger.
De acordo com ela, que é médica pós-graduanda em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia, a novidade pode ser benéfica para a saúde.
"Ela faz um sinergismo dos benefícios dos seus componentes. A cafeína estimula o sistema nervoso central e a proteína ajuda na promoção da saciedade. Desta forma, a junção dos dois ajuda a promover a saciedade precoce e a acelerar o metabolismo devido ao efeito termogênico da cafeína", afirma Karla.
Além disso, segundo a nutróloga, a bebida pode oferecer foco, concentração, energia e saciedade.
Apesar de ser uma mistura que pode trazer vantagens, principalmente quando consumida antes dos treinos, a médica alerta que nem todos podem bebê-la.
"É recomendado ingerir a bebida antes do treino, pois a cafeína do café tem ação termogênica, ajudando no gasto calórico, aumentando a energia durante os exercícios, minimizando a fadiga e, consequentemente, auxiliando na perda de gordura. E a proteína ajuda na preservação da massa magra", diz.
"Entretanto, nem todas as pessoas podem ingerir essa bebida. Pessoas com problemas cardíacos ou gástricos, como gastrite, refluxo e úlcera, além de crianças e gestantes, devem evitar o consumo de proteína misturada com café. Essa combinação estimula a secreção de suco gástrico e possui digestibilidade mais difícil, exigindo maior secreção de suco gástrico para sua metabolização", completa.
De forma geral, a ingestão do Proffee não oferece riscos à saúde. Porém, se consumido em excesso, pode ocasionar problemas. "Riscos apenas se a ingestão for em excesso, principalmente, pelo excesso de cafeína do café ou se alguma pessoa com algum problema gástrico conhecido ingira a bebida", finaliza Karla.