Para quem busca manter a forma sem abrir mão do prazer de um bom queijo - que tem seu dia celebrado nesta segunda-feira, 20, a nutricionista Joice Machado traz ótimas notícias. É possível, sim, incluir esse alimento na dieta, desde que sejam feitas as escolhas certas. A chave está em optar por queijos com menor teor calórico, que geralmente apresentam menor quantidade de gorduras.
Segundo a especialista, os grandes aliados nesse processo são os queijos brancos com menor tempo de maturação. Entre eles, destacam-se:
Cottage: Conhecido por sua versatilidade e baixo teor de gordura.
Ricota: Leve e rica em proteínas, uma excelente opção para diversas receitas.
Queijo Minas Frescal: Um clássico brasileiro, saboroso e com pouca gordura.
Mussarela Light: Uma versão mais leve da tradicional mussarela.
Queijo Branco tipo Minas: Similar ao minas frescal, também apresenta baixo teor de gordura.
Por que escolher esses queijos?
A nutricionista Joice Machado explica que os queijos são excelentes fontes de proteína, nutriente fundamental para a manutenção da massa muscular. No entanto, é preciso ter cautela na escolha.
"Se consumidos em excesso podem ser prejudiciais devido ao teor de sal e gordura dos queijos mais amarelos, por exemplo. Dessa forma, os queijos frescos, mais brancos, possuem menos gordura e são os mais indicados", indica a nutricionista.
Eles contribuem para a redução da ingestão calórica sem abrir mão dos benefícios das proteínas. Com essa mudança, é possível desfrutar do sabor e dos benefícios desse alimento sem comprometer seus objetivos de saúde e bem-estar.