O suco de laranja é fonte de vitamina C e uma das bebidas geladas preferidas de muita gente na hora do café da manhã ou chá da tarde. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo IBGE em 2023, a fruta é a segundo mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás somente da banana.
Com tantas variedades da fruta, existem a laranja "perfeita" para o preparo do suco?
A nutricionista Joice Machado explica que existem mais de mil espécies de laranja catalogadas no mundo e destaca seis mais comuns no Brasil, algumas delas indicadas para o preparo de um suco naturalmente docinho. São elas:
- Laranja-pera- É a mais consumida entre os brasileiros, ideal para sucos e salada de frutas por ser mais adocicada.
- Laranja Bahia- interessante para receitas, pois é extremamente versátil e possui baixa acidez.
- Laranja-lima- por ser menos ácida, é uma boa opção para introdução alimentar de bebês e idosos.
- Laranja Natal- a fruta oferece um suco doce e a cor da polpa pode se aproximar de tonalidades vermelhas lembrando o estilo natalino.
- Laranja da terra- de sabor mais ácido e suculento, além do uso culinário também possui caráter expectorante.
- Laranja seleta- acredita-se que da seleta tenha surgido a Baía. Espécie bem suculenta e adocicada, ótima para sucos.
"O suco de laranja é um dos sucos mais consumidos no Brasil. Possui alta quantidade de vitamina C e alto potencial antioxidante. Ele não deve ser consumido diariamente, pois apesar de saudável, é calórico, e ao processar a fruta, a fibra é descartada, além da quantidade de laranjas ser maior no suco", explica a nutricionista.
A profissional destaca ainda que é importante também não adoçar o suco. "O mais saudável é consumir a fruta in natura, que possui mais fibras", conclui.