Qual o horário limite para tomar café?

Novos estudos publicados na revista Sleep mostraram que a bebida deve ser ingerida muito mais horas antes de dormir do que sabíamos antes

12 ago 2024 - 14h25
(atualizado às 14h39)
Descubra qual o horário limite para tomar café segundo estudos
Descubra qual o horário limite para tomar café segundo estudos
Foto: Pexels/Mark Dominic Reyes / Bons Fluidos

Você é fã do famoso cafezinho e conta com a ajuda dele para manter o ânimo durante o dia? Se sim, precisa tomar cuidado. Pois, uma revisão de estudos, publicada na revista Sleep, revelou que o horário limite para tomar café pode ser mais cedo do que imaginava. Confira o que diz a Agência Einstein:

Café perto da hora de dormir

Até então, a recomendação era que se consumisse a última xícara de café, em média, seis horas antes de dormir. Agora, a nova descoberta mostra que deve-se ingeri-la 8,8 horas antes. Ou seja, alguém que pega no sono às 22h, tem que beber o líquido depois do almoço, em torno das 13h. O motivo? Se você tomar café perto do momento de descanso, ocorre o risco de redução de 45 minutos, diminuindo a eficiência do descanso em 7%, pois diminui o tempo de sono profundo e aumenta o de sono leve.

Publicidade

"Isso é um grande problema. Imagine reduzir em 45 minutos o tempo de sono em cada noite? A soma disso, ao final de sete dias, resulta em uma privação de sono que a pessoa impôs por um hábito alimentar. Para uma noite de sono ser saudável, é preciso ter uma eficiência em torno de 85%. Fazemos esse cálculo com base em exames de polissonografia. A eficiência é medida entre o tempo que a pessoa está na cama e o quanto desse tempo ela realmente conseguiu dormir", explica a neurologista Letícia Soster, do Grupo Médico Assistencial do Sono do Hospital Israelita Albert Einstein.

Faz mal beber café de estômago vazio? Faz mal beber café de estômago vazio?

Metabolização da cafeína

Quanto à quantidade de cafeína, não há um número ideal, pois varia entre indivíduos. "Não falamos em quantidade, mas especialmente em evitar o horário de consumo. As pessoas são diferentes em relação à sensibilidade à cafeína e existe uma variação individual muito grande, que, inclusive, pode ser geneticamente determinada", conta a especialista.

Por que o efeito energético do café não funciona para todo mundo? Por que o efeito energético do café não funciona para todo mundo?

Publicidade

Ação da cafeína no organismo

Para entender melhor, o sono acaba sendo prejudicado pela cafeína, pois a substância inibe a ação da adenosina - um neurotransmissor associado à sensação de cansaço. Segundo a Agência, "em uma situação normal, a pessoa acorda, gasta energia e libera moléculas de adenosina, manifestadas com cansaço, deixando as ações e reações mais lentas com o passar do dia".

Quando o corpo absorve a cafeína, ela substitui a adenosina no cérebro. "Com isso, ao invés de a adenosina agir no cérebro, promovendo o cansaço, a cafeína vai agir no lugar dela, estimulando o organismo", atesta Soster. O grande impasse acontece quando o pico da ação do café abaixa. O cansaço acumulado chega de uma vez só e a tendência é tomar mais café para que a sensação passe.

Se você se encontrar nessa situação de cansaço extremo e necessidade da bebida para render mais, vale consultar um médico. "Existem outras coisas que levam a isso e o café talvez esteja disfarçando. Além disso, tem a questão da habituação: o cérebro daquela pessoa está acostumado a funcionar apenas dessa forma. Tudo isso precisa ser avaliado", ressalta a neurologista.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se