O queijo minas frescal é bastante consumido por quem busca uma alimentação mais saudável e leve. Já o meia-cura passa por um período de maturação de cerca de 30 dias, o que lhe deixa mais seco, com um sabor intenso e deixa algumas dúvidas sobre ser mais ou menos saudável que o fresco.
Segundo a nutricionista Joice Machado Siqueira, ambos são bem semelhantes em sua composição e o que difere é o tempo de maturação.
"O queijo minas é vendido logo após a sua fabricação, sendo um queijo branco, com alta umidade e mais leve, enquanto o meia cura passa por um processo de maturação, conferindo um sabor mais acentuado, sua cor mais amarelada e mais consistente", explica.
A profissional diz que, em termos nutricionais, o queijo minas possui um valor calórico um pouco menor, menos gorduras e colesterol, enquanto o meia cura possui mais proteínas e cálcio, além de possuir menos lactose devido o processo de maturação.
"Portanto, se o indivíduo sofre de desconfortos quando consome lactose, as melhores opções são os queijos mais curados", recomenda.