O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Ela normalmente é resultado de uma resistência ou de uma produção insuficiente de insulina, hormônio responsável por manter as taxas de açúcar equilibradas no organismo. Além do sedentarismo e da predisposição genética, o diabetes também pode ser resultado de maus hábitos alimentares.
Por isso, seguir uma dieta para diabetes é uma das principais recomendações para controlar a doença e evitar possíveis complicações. Mas, no processo, é comum que existam dúvidas quanto aos alimentos que podem ou não ser consumidos — como é o caso da tapioca, um prato tipicamente brasileiro que se destaca por não conter glúten.
Sendo um alternativa especialmente para pessoas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo, a tapioca é rica em carboidratos, sendo uma fonte rápida e prática de energia para o organismo. Mas, afinal, será que ela é boa para pessoas com diabetes? O MinhaVida conversou com uma nutricionista para esclarecer essa dúvida. Confira!
Leia mais: Quais são os carboidratos bons e ruins para a saúde? Um guia para você escolher certo no mercado
Quem tem diabetes pode comer tapioca?
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
Diabetes tipo 1: o que é, sintomas, tratamentos e causas
Você sabia que perder peso não só ajuda a prevenir, mas pode até reverter o diabetes?