Você provavelmente está familiarizado com os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Mas está preparado para conhecer um quinto gosto? Então conheça o umami, que, além de diferente, foi apontado por um novo estudo como um agente benéfico para o apetite. As informações são do site Health.
O umami é descrito como “agradável sabor salgado”, que equilibra o sabor do prato. Alguns chefs se referem a ele como um componente de sinergia na forma de glutamato monossódico, que atua como intensificador dos sabores.
De acordo com o novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a adição do glutamato a uma sopa, por exemplo, estimula o apetite e também impulsiona a saciedade. Como resultado, a pessoa come menos no final do dia.
No entanto, não é bom abusar. Um estudo mostrou que o excesso pode comprometer as células nervosas no cérebro. Outros efeitos colaterais incluem dor de cabeça e problemas respiratórios.
A boa notícia é que o sabor umami também ocorre naturalmente em muitos alimentos saudáveis. Veja uma lista de cinco opções nutritivas que podem fazer com que você coma menos, ao mesmo tempo que saboreia algo muito gostoso.
Cogumelos
Um copo de cogumelos tem apenas 20 calorias, e ele é o único vegetal que é fonte em vitamina D, um nutriente relacionado a menores taxas de obesidade, diabetes do tipo dois, pressão alta, osteoporose e alguns tipos de câncer.
Estudos também ligam o consumo de vitamina D a uma menor concentração de gordura na barriga, além do fato de melhorar a força muscular.
Outra vantagem é a presença dos antioxidantes que lutam contra as doenças cardíacas, além de substâncias naturais que protegem contra o câncer de mama. O shitaki, conhecido ingrediente da culinária japonesa, é particularmente rico no sabor umami.
Trufas
Uma das maiores delícias do mundo também tem sabor umami. O fungo, que também é chamado de “diamante da cozinha”, é muito caro porque o seu cultivo é bem difícil. Mas uma pequena quantidade pode durar muito tempo, já que uma simples ‘raspada’ acrescenta um sabor forte a qualquer prato. Você também pode usar azeite de trufas, que pode dar sabor a uma proteína magra, legumes cozidos ou um espaguete.
Chá verde
A lista de benefícios do chá verde impressiona. O consumo regular está relacionado ao risco reduzido de obesidade, doença do coração, pressão alta, câncer e osteoporose. Além disso, traz alguns benefícios anti-idade. Além de tomar como bebida, ele também pode ser usado na cozinha. Combine algumas folhas com pimenta ou outras ervas para dar gosto à comida. Em forma de chá, também pode marinar carnes ou dar mais sabor aos legumes cozidos e ao arroz.
Algas
Os benefícios das algas marinhas vão da proteção ao coração à perda de peso. Uma revisão recente de estudos concluiu que algumas proteínas presentes nelas funcionam como remédios para a pressão arterial. Um componente encontrado nas algas marrons também demonstrou queimar a gordura corporal em testes com ratos.
Além disso, o iodo presente na composição ajuda a regular a tireóide, enquanto que o magnésio pode melhorar o humor e o sono. Além de comer alga em pratos da culinária oriental, você pode acrescentá-la em uma série de preparações, em ovos e sopas, por exemplo.
Tomates
Os níveis de umami aumentam ao passo que os tomates amadurecem, e o sabor se concentra principalmente na parte interna do alimento. Para tirar proveito disso, acrescente tomates cortados em sua salada, ou prepare-o assado para intensificar ainda mais o sabor. Cozinhar o tomate provê mais licopeno, um antioxidante relacionado a um menor risco de doença cardíaca e câncer. Ele também traz benefícios para a pele, prevenindo rugas.