Depois de abrir uma embalagem de catchup, mostarda, geleia ou maionese, vem a dúvida: como conservar o que sobrou? Se você acha que a resposta certa é "na geladeira", talvez esteja enganado. Para resolver este problema comum em casa, o microbiologista Peter Barratt analisa alguns produtos a pedido do Daily Mail e dá dicas de armazenamento. Veja:
Catchup
Instrução da embalagem: após aberto, leve à geladeira e consuma em oito semanas.
Opinião do especialista: “ninguém mantinha catchup na geladeira há uma década, mas ele continha mais sal e conservantes artificiais. Nos últimos anos, os fabricantes de alimentos tiveram que reduzir a quantidade de sal, um conservante natural, por causa de suas ligações com a pressão arterial elevada. O benzoato de sódio, conservante que era usado por algumas marcas, também foi descartado pelos fabricantes por causa de suas ligações com a hiperatividade em crianças. O vinagre e os tomates conferem um alto nível de acidez, o que retarda o crescimento bacteriano. No entanto, embora possa ser mantido com segurança no armário por algumas semanas, é melhor guardá-lo na geladeira para retardar o crescimento de micro-organismos potencialmente prejudiciais, e consumi-lo dentro do período de oito semanas.”
Conclusão: leve à geladeira.
Picles
Instrução da embalagem: depois de aberto, manter na geladeira e usar dentro do prazo de validade.
Opinião do especialista: “a acidez do vinagre preserva por inibir o crescimento de bactérias. No entanto, este picles analisado usa dois diferentes vinagres, suco de limão e sal. As instruções para refrigerar e usar dentro de seis semanas são desnecessárias na minha opinião. Picles pode durar em temperatura ambiente durante seis semanas e provavelmente até mais. Refrigeração não é necessária, mas, se refrigerado, pode durar até 12 semanas.”
Conclusão: deixar no armário.
Geleia de morango
Instrução da embalagem: leve à geladeira depois de aberto.
Opinião do especialista: “graças ao teor de frutas, a geleia é naturalmente ácida. Isso ajuda a inibir o crescimento de todas as bactérias que podem causar problemas de estômago ou reação alérgica. Fungos são mais resistentes à acidez e é por isso que, às vezes, crescem em geleias abertas. Normalmente, não necessita de refrigeração, se for consumida no prazo de três a seis meses. No entanto, sempre use utensílios limpos para remover a geleia do pote. Facas e colheres sujas podem desencadear o crescimento de fungos.”
Conclusão: deixe em temperatura ambiente, mas consuma em seis meses.
Molho de soja
Instrução da embalagem: use até a data de validade (não indica instruções de armazenamento).
Opinião do especialista: “o molho de soja muitas vezes contém sorbato de potássio, que inibe formação de leveduras e bolores. Também contém ácido lático, o que impede o crescimento de bactérias. Mas um item como este não ter uma recomendação para o uso dentro de alguns meses de abertura parece um pouco de descuido. Uma vez aberto, micro-organismos vão crescer, como as bactérias Staphylococcus, que podem causar dor de estômago leve ou mesmo uma reação alérgica. Indico usar dentro de três meses da abertura se estiver em um armário e seis meses sob refrigeração.”
Conclusão: leve à geladeira.
Manteiga de amendoim
Instrução da embalagem: conserve em temperatura ambiente.
Opinião do especialista: “contém muitos ingredientes naturais, como amendoim, óleo, açúcar e sal. Como não contém conservantes, a manteiga de amendoim pode começar a se degradar. Esse é um motivo de preocupação improvável, se for utilizado dentro de três meses da abertura. Não precisa de refrigeração, mas sempre use um utensílio limpo para remover a manteiga de amendoim do frasco para evitar contaminações.”
Conclusão: deixe em temperatura ambiente, mas consuma em três meses.
Mostarda
Instrução da embalagem: leve à geladeira depois de abrir e use dentro de três meses.
Opinião do especialista: “é feita a partir de ingredientes simples - água, farinha de mostarda, açúcar, sal, farinha de trigo e especiarias. Algum ácido cítrico, um conservante natural, foi adicionado para impedir o crescimento bacteriano. O conselho de armazenamento é sensato e, como mostarda é muitas vezes comida com carne, é importante sempre usar um utensílio limpo. Mergulhar talheres cobertos de suco de carne no frasco pode levar ao crescimento bacteriano na mostarda e, no pior dos casos, à intoxicação alimentar.”
Conclusão: leve à geladeira.
Maionese
Instrução da embalagem: mantenha refrigerada por três meses após a abertura.
Opinião do especialista: “a longa lista de ingredientes, em especial ovos e creme de leite, indica que nunca seria sensato armazenar maionese em temperatura ambiente. Acidez, na forma de suco de limão, foi adicionada para reduzir o crescimento bacteriano, mas ovos e natas podem se estragar rapidamente e provocar problemas graves se infectados. As instruções do fabricante devem ser observadas rigorosamente.”
Conclusão: leve à geladeira.
Tabasco
Instrução da embalagem: armazenar em local fresco e escuro, não tem que ser refrigerado.
Opinião do especialista: “há apenas três ingredientes aqui: vinagre, pimenta e sal. Os únicos conservantes são vinagre e sal, que são adequados. Gostaria de usar o lado da cautela e utilizar no prazo de oito semanas, quando sem refrigeração, ou no prazo de seis meses, se mantido na geladeira, porque, ao longo do tempo, algumas bactérias podem tolerar e crescer em condições ácidas e salgadas.”
Conclusão: leve à geladeira.