Por muito tempo eu acreditei que salada era aquele básico de alface e tomate. Não que não seja bom, eu adoro, mas com o tempo fui me descobrindo no universo do "garde manger", que é o nome dado a parte de alimentos frios na cozinha clássica. Hoje coloco todo conhecimento em prática em diferentes opções muito saborosas!
Quando pensamos em um prato de salada precisamos acrescentar tudo de mais saboroso que a natureza nos oferece. Gosto de mesclar os sabores, doces, salgados, amargos, e neutros, invisto nas texturas, crocantes, macias, suculentas, e com isso monto pratos incríveis e surpreendentes.
Tornar a salada um atrativo da refeição é fundamental para melhorarmos a alimentação e, como consequência, nossa saúde! Eu adoro usar as folhas como base de muitos pratos, mas nem sempre são obrigatórias.
Grãos
Uma salada de grãos, por exemplo, é maravilhosa e pode ser um ótimo acompanhamento para carnes brancas. Eu adoro uma boa salada de grão de bico com cebola, pimentão e tomate regada de muito azeite para servir junto a um peixe.
Frutas
Usar frutas nos preparos mais refrescantes é uma ótima alternativa para abusar do doce na salada sem que fique exagerado. Tenho uma forte preferência por manga, pêra, figo, pêssego e laranja. Quanto mais carnuda a fruta, mais fácil de grelhar ela antes de acrescentar na sua receita, fica ótimo! Só evite fazer isso com as mais suculentas!
Crocância
Para trazer a crocância eu aposto em frutas secas como a castanha de caju picada, amêndoas laminadas tostadas, sementes de abóbora ou gergelim, ou até mesmo de um pão torrado. Sempre acho que dão um toque muito especial. Se você tiver mais ousadia, fritar um bacon ou presunto de Parma até ficar seco e crocante vai trazer essa textura e sabor.
Queijos
Outro item que vejo como indispensável em muitos pratos que faço é o queijo, seja francês, árabe ou mineiro. Eles ficam ótimos e contrastam perfeitamente com o sabor adocicado das frutas, sem contar que trazem uma certa cremosidade e sofisticação.
Salada de Beterraba com pêra e amêndoas
Vou compartilhar uma receita de uma salada super especial que está no livro "400 Gramas" que eu adoro, é feita de beterraba com pêras e amêndoas. O molho é extremamente aromáticos e tenho certeza que você vai querer provar.
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
Para a salada
- 3 beterrabas (aproximadamente 500 g)
- 100 ml de azeite de oliva extravirgem
- 80 g de amêndoa sem pele em lâminas
- 1 pera chinesa grande em julienne
- 1 maço de minirrúcula
- sal
Para o molho
- 20 g de échalote* ou cebola-roxa em brunoise
- 20 ml de suco de limão
- 40 ml de vinagre de vinho tinto
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal
Preparo
Salada
Preaqueça o forno a 250°C. Embrulhe as beterrabas em papel-alumínio e asse até ficarem tenras, por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe esfriar.
Enquanto isso, aqueça o azeite, junte a amêndoa e toste em fogo baixo até ficar ligeiramente dourada. Retire do fogo e deixe esfriar no próprio azeite. Com uma escumadeira, transfira a amêndoa para uma tigela pequena e salpique com sal. Reserve a amêndoa e o azeite.
Molho
Misture a échalote, o suco de limão, o vinagre, o açúcar, o azeite da amêndoa e sal e reserve. Retire a casca das beterrabas com os dedos e corte em julienne. Junte ao molho e misture com delicadeza. Disponha a beterraba no prato de servico e regue com o molho que eventualmente tenha sobrado. Cubra com a minirrúcula, depois com a pera e, em seguida, espalhe a amêndoa.