Além de ser muito usada na culinária brasileira e trazer um gostinho especial para os pratos, a salsinha também traz vários benefícios para a nossa saúde.
Esse tempero possui, por exemplo, as vitaminas A e C, muito importantes para um bom funcionamento do nosso organismo. Legal, né?
Portanto, que tal saber mais sobre este ingrediente e entender como usá-lo? Separamos a seguir algumas curiosidades sobre a salsinha:
Poder anti-inflamatório
A salsinha possui poder anti-inflamatório e diurético. Por isso, ela é útil no combate à retenção de líquidos e pedras nos rins.
Prevenção de doenças
O tempero também é um aliado na prevenção de doenças como o câncer e a anemia. Tudo isso devido à presença de ferro, ácido fólico e por ativar o antioxidante chamado "glutationa", capaz de neutralizar os radicais livres responsáveis por causar danos oxidativos nas células.
Suco verde natural
O uso mais comum da salsinha para a saúde é por meio de chás e remédios naturais. Uma dica nesse sentido é adicionar a salsa ao suco verde tradicional. Desse jeito, você desfruta dos benefícios, além de aproveitar o seu sabor incrível no suco.
Receitas com salsinha
Existem diversas receitas em que você pode usar a salsinha como tempero! Molhos, carnes, massas, sopas, pescados, legumes e até sucos: são muitas as opções. No caso dos sucos, o tempero dá um toque de frescor muito especial e interessante.
Adicione salsinha no final
A salsa desidratada também pode ser usada antes e durante as receitas. Porém, adicionar o tempero no final é uma boa dica para que a planta não se desmanche e deixe o prato ainda mais bonito.
Mistura com manteiga
Outra dica é misturar o tempero com manteiga e usar isso como base para sanduíches. Fica uma delícia, viu?
Conservação
A salsinha pode ser conservada na geladeira por até 1 semana, se bem lavada e em um pote fechado. Para ela durar mais do que isso, a dica congelar.
Como congelar a salsinha?
Por fim, congelar esse tempero é simples! Basta lavar, secar bem e levar ao congelador em um pote com tampa ou em um saquinho plástico próprio para congelamento. Assim, ele pode durar até quatro meses.
Fonte: Guia da Cozinha