A Páscoa já passou, mas os chocolates que a data traz para nossa geladeira ainda não. À primeira vista, o consumo diário do alimento pode parecer inofensivo e funciona como um prazer no intervalo das refeições. Para minimizar a culpa, você pode recorrer a chás e sucos detox, mas é preciso ficar atento.
Em entrevista ao Terra, a nutricionista e mestre em segurança alimentar, Ramiele Calmon, indica três chás que podem te ajudar a desintoxicar o excesso de chocolate, eles são:
- Chá de dente-de-leão: Ajuda a desintoxicar o fígado e estimular a digestão.
- Chá verde: Rico em antioxidantes, auxilia na eliminação de toxinas e promove a saúde geral.
- Chá de hortelã: Ajuda a aliviar o desconforto gastrointestinal e promove a digestão saudável.
Por outro lado, a especialista alerta que é importante estar ciente de possíveis contra-indicações e interações com medicamentos ao consumir esses chás.
Entre as considerações, se destacam:
Dente-de-leão
Pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis e pode interagir com medicamentos diuréticos ou anticoagulantes.
Chá verde
Contém cafeína, então deve ser consumido com moderação por pessoas sensíveis à cafeína ou que tenham problemas de sono. Também pode interferir na absorção de certos medicamentos, como alguns antidepressivos e medicamentos para pressão arterial.
Hortelã
Pode causar azia em algumas pessoas, e em doses muito altas, pode interferir na absorção de ferro. Além disso, pode interagir com medicamentos para refluxo ácido ou para diminuir a produção de ácido estomacal.
Plano de desintoxicação
Para garantir que um detox pós-Páscoa seja seguro e eficaz, especialmente considerando diferentes necessidades dietéticas e restrições alimentares individuais, a nutricionista indica que o hábito seja inserido nas necessidades alimentares de cada pessoa.
“Se você seguir uma dieta específica, como vegetariana, vegana, sem glúten, sem lactose, etc., adapte o plano de desintoxicação para atender às suas necessidades alimentares. Existem muitas opções de alimentos desintoxicantes que se encaixam em uma variedade de dietas”, recomenda Ramiele.
Se manter hidratado com bastante água durante o dia para ajudar na eliminação de toxinas do corpo, incluir chás de ervas sem cafeína, água com limão ou água de coco também pode ajudar no processo.
A nutricionista alerta que programas de desintoxicação extremamente restritivos ou de curto prazo podem causar deficiências nutricionais ou impactar negativamente sua saúde.
“Em vez disso, concentre-se em fazer escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis a longo prazo. Preste atenção aos sinais do seu corpo durante o detox”, conclui a especialista.