A qualidade do nosso sono pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles a nossa alimentação. Isso porque alguns alimentos podem ter ação estimulante, dificultando a chegada do sono. Além disso, o corpo precisa focar no processo de digestão, o que pode causar desconforto ao dormir.
De acordo com Leticia Canelada, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, o ideal é que a última refeição do dia seja feita entre 2 a 3 horas antes de dormir. "Isso permite tempo suficiente para a digestão, ajudando a evitar desconforto gastrointestinal e refluxo, além de reduzir o trabalho metabólico durante o sono, melhorando a sua qualidade e fazendo com que você tenha uma melhor noite de descanso", informa.
Pensando nisso, o MinhaVida listou 8 alimentos que podem ser consumidos antes de dormir e que não prejudicam a qualidade do sono. Confira!
1. Sementes de girassol e abóbora
As sementes de girassol e de abóbora são ricas em magnésio e triptofano, nutrientes que auxiliam na produção de serotonina. O hormônio é o responsável pela diminuição do estresse e dos níveis de ansiedade, promovendo noites de sono mais tranquilas.
Saiba mais: 6 motivos pelos quais você não consegue dormir
2. Semente de Gergelim
O gergelim é rico em vitamina B6, que auxilia na produção da melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Além disso, a semente traz em sua composição magnésio e triptofano, importantes para promover o relaxamento e regular o humor.
3. Nozes
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Doença do refluxo gastroesofágico: o que é, causas e tratamento
Distúrbio do sono: o que é, tipos e como tratar
Ovo: benefícios, nutrientes, como consumir e receitas
Kiwi: benefícios da fruta, como consumir e receitas
Camomila é aliada para uma boa noite de sono
Semente de abóbora: benefícios e como consumir
Gergelim: o que é e benefícios
Semente de girassol: saiba os benefícios e como consumir
Nozes: benefícios vão do controle da pressão à saúde do coração