Embora o seu surgimento ainda seja desconhecido, a graviola é fácil de ser encontrada nas ilhas caribenhas e no Brasil é cultivada principalmente nas regiões norte e nordeste. Os teóricos dizem que a polpa branca dessa fruta é atraente e nesse sentido a médica Dra. Paula Peres citou os quatro benefícios do suco de graviola.
O quarteto de vantagens do suco de graviola
Reforço ao sistema imunológico
"Fortalecimento do sistema imunológico, pois é rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes. Por exemplo: a vitamina C e a quercetina, que auxiliam no combate aos radicais livres, que são os responsáveis por danificar nossas células", destacou a doutora em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Combate a diabetes
Quer ficar longe da má absorção de insulina e da alta taxa de açúcar no sangue? Mais um motivo para tomar o suco de graviola! A sua saúde vai agradecer com a manutenção desse gosto.
"Ainda falando sobre os antioxidantes, eles irão proteger as células do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina, o que pode ser muito útil para evitar a resistência à insulina e também a diabetes. Além de conter fibras, essas irão diminuir a velocidade de absorção de açúcar promovendo controle da diabetes em quem já tem a doença", disse a profissional.
Propriedade anti-inflamatória
"A graviola possui propriedades anti-inflamatórias, assim as citocinas pró-inflamatórias, que são produzidas no organismo quando há inflamação são reduzidas! Isso acaba sendo um ponto importante quando pensamos em algumas doenças inflamatórias como reumatismo e artrose, por exemplo", pontuou Paula.
Saúde em dia
A carga de nutrientes da graviola é responsável por outras vantagens ao nosso corpo. "Os seus nutrientes também auxiliam a proteger o estômago, favorecendo a regulação da acidez gástrica, além de ajudar no processo digestivo e na prevenção de úlceras", enfatizou Peres.
Ainda assim, quem não pode tomar suco de graviola?
"Mesmo com tantos benefícios, o suco de graviola assim como todo e qualquer alimento não deve ser consumido de forma exagerada. Essa fruta não é indicada para pessoas com Doença de Parkinson e pressão baixa. Então, antes de dar início a inclusão desse suco ou fruta na dieta converse com seu nutricionista!", concluiu a Dr. Paula Peres.
Dado
A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) citou que o Estado da Bahia é o líder na produção de pinha e graviola. Além disso, sua área produzida é de 5.500 ha, com 1.300 ha de graviola e 4.200 ha de pinha.
Quem é ela?
A Dra. Paula Peres é médica especialista em ultrassonografia e fundadora do Grupo Bello Vero, clínicas médicas com propostas de saúde física e mental em cuidados 360º para quem busca emagrecimento, longevidade e qualidade de vida.