A dieta detox tem como objetivo eliminar as toxinas do corpo. Ela se baseia no consumo de alimentos naturais, como frutas, vegetais, sucos e água em detrimento dos ultraprocessados ricos em açúcares e gorduras.
Essas escolhas alimentares possuem ação antioxidante, laxante e diurética, melhorando o funcionamento intestinal e diminuindo a retenção de líquidos. Dessa forma, auxilia no processo de emagrecimento, impactando na digestão, no aumento de energia e em uma pele mais saudável.
Geralmente, a dieta se realiza por um curto período. Dentre as opções para incluir no plano alimentar, os sucos detox são ótimas alternativas. Isso porque é possível consumi-los em qualquer refeição ao longo do dia, eles são fonte de fibras.
Assim, os sucos detox possuem inúmeros benefícios. É o caso da potencialização da hidratação e do oferecimento de nutrientes como as vitaminas e os antioxidantes. Isso possibilita o fortalecimento do sistema imunológico, influenciando em melhores resultados de outros sistemas do organismo.
Segundo a nutricionista Tatiane do Nascimento, da clínica Segmedic, no processo de emagrecimento, eles contribuem ao substituir alimentos mais calóricos. No entanto, é importante consumir os sucos detox junto a uma alimentação equilibrada. Desse modo, se garante o consumo de todos os nutrientes necessários ao corpo.
Confira 3 receitas de suco detox
- Suco Verde: misture couve, maçã verde, limão e gengibre com água. Esse suco é rico em fibras e antioxidantes, ajudando na digestão e fortalecendo a imunidade.
- Suco de Abacaxi com Hortelã: bata abacaxi, hortelã, gengibre e água de coco. É refrescante e ótimo para combater o inchaço e hidratar o corpo.
- Suco de Cenoura com Laranja: junte cenoura, laranja, limão e açafrão. Cheio de vitamina C e antioxidantes, melhora a pele e fortalece o sistema imunológico.
Perda de peso
Para o processo de emagrecimento ser efetivo e sustentável, é necessária a adoção de um conjunto de hábitos saudáveis. Veja as principais indicações da especialista abaixo.
- Alimentação balanceada: consumir mais frutas, verduras, proteínas magras e grãos integrais. Além disso, é importante evitar alimentos processados e ricos em açúcar.
- Hidratação: beber bastante água ajuda a melhorar o metabolismo e controlar a fome.
- Atividade física: praticar exercícios regulares, como caminhada, corrida ou musculação, é fundamental para queimar calorias e fortalecer o corpo.
- Sono de qualidade: dormir bem regula hormônios ligados ao apetite e evita o ganho de peso.
- Controle das porções: comer em porções menores e evitar exageros ajuda no controle do consumo de calorias.