O grão de bico é um dos queridinhos das receitas de Natal e Ano Novo. Mas, além das festas de fim de ano, a leguminosa é uma ótima opção para quem deseja ganhar massa muscular e também para quem segue uma alimentação vegetariana. Nutritivo, o grão de bico é macio e possui um sabor suave, o que agrada praticamente todos os paladares.
O alimento é rico em proteínas, fibras, vitaminas A e E, potássio, triptofano, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e, além disso, zinco. "É por causa de todos esses nutrientes que essa leguminosa é muito indicada nas dietas", destaca a coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista), Fabiana Freire.
Benefícios do grão de bico
A nutricionista aponta os principais benefícios da leguminosa:
- Combate a prisão de ventre;
- Ajuda a equilibrar o colesterol;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Promove o ganho de massa muscular;
- Melhora o humor;
- Mantém o bom funcionamento do intestino;
- Fortalece a saúde dos ossos.
"Além disso, o grão de bico também ajuda a equilibrar a glicose no sangue, por ter ferro e folato, prevenindo a anemia. Ele também tem triptofano, que é um aminoácido que ajuda muito na sensação de bem-estar e felicidade", acrescenta Fabiana.
Quem consome regularmente essa leguminosa tem uma melhora na saúde, menos chances de desenvolver câncer e maior controle sobre o peso. "O grão-de-bico é um alimento bem completo e importante. O ideal é consumir uma porção em uma das principais refeições do dia, pelo menos, umas três vezes por semana. Para aquelas pessoas que fazem muito exercício físico ou são atletas, também é bom, porque oferece energia", recomenda a especialista.