Vitamina B12 pode agravar acne; saiba quais alimentos têm o nutriente

Estudo da Universidade da Califórnia descobriu que a vitamina B12 pode levar ao surgimento de acne em peles oleosas

22 jun 2023 - 17h01
(atualizado às 17h19)

A acne é um dos problemas de pele mais comuns entre os brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o problema afeta cerca de 56,4% da população - número que explica a diversidade de tratamentos disponíveis no mercado. 

No entanto, na hora de comprar um produto para combater as espinhas, é importante estar atento aos seus componentes. Isso porque algumas substâncias como a vitamina B12, por exemplo, podem causar acne nas peles mais oleosas.

Publicidade

Estudos realizados pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram que a vitamina B12 altera o metabolismo das bactérias da pele responsáveis pela acne. Altos níveis de vitamina B12 fazem com que essa bactéria reduza sua própria produção de B12. Isso causa um desequilíbrio no organismo e uma elevação dos níveis de porfirina, um composto que conduz a resposta inflamatória da pele associada à acne.

"Algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao aparecimento e piora da acne devido à suplementação da vitamina B12, que pode ocorrer por via oral ou injetável, principalmente se a pessoa tem tendência ao desenvolvimento de acne ou está ingerindo uma quantidade excessiva da vitamina",  explica Karina Soeiro, Mestre em ciências farmacêuticas pela USP e desenvolvedora de dermocosméticos.

Segundo Karina, a alta concentração de vitamina B12 no organismo pode se dar através do consumo em grande quantidade de alimentos como ovos, fígado bovino e de galinha, atum, sardinha, salmão, linguado, iogurte e leite.

No entanto, vale destacar que há outras causas envolvidas no surgimento da acne. A farmacêutica cita, por exemplo, aumentos na produção de sebo, hiperqueratinização do folículo piloso, proliferação da bactéria causadora e aumento da inflamação.

Publicidade

Importância da vitamina B12

Karina também destaca que não devemos evitar a vitamina B12, pois assim como o consumo excessivo pode desencadear o surgimento de acne, a sua deficiência acarreta vários problemas de saúde, incluindo alteração nas células do sangue, cérebro e outros sistemas. A vitamina B12 ainda ajuda no tratamento de outras condições de pele como o melasma, dermatite atópica, vitiligo e outras dermatoses.

"É importante ressaltar que em dermatoses com componente inflamatório, como é o caso da dermatite atópica e do próprio melasma, a Vitamina B12 atua diminuindo a expressão de citocinas pró inflamatórias e a produção de óxido nítrico, que é fator importante na patogênese do melasma", explica a especialista.

Cada caso é único

Cada caso é único e o efeito não é o mesmo para todos, destaca Karina Soeiro. Ou seja, algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao desenvolvimento de acne devido ao excesso de vitamina B12. A farmacêutica recomenda que caso perceba que a acne começou a se manifestar após a suplementação com a vitamina B12, o mais indicado é procurar um especialista. 

"É importante receber a orientação médica, já que como todo remédio, os suplementos também têm efeitos colaterais e podem agir de outra forma. Será preciso reavaliar a dose ou investigar se não há nenhum outro problema desencadeando a acne, e  entender se será necessário adaptar a dosagem ou suspender o seu uso", conclui.

Publicidade
Vitamina B12 pode agravar acne; saiba quais alimentos têm o nutriente -
Vitamina B12 pode agravar acne; saiba quais alimentos têm o nutriente -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações