Quando você ouve a palavra pipoca, muitas coisas devem vir à mente - filmes, cinema, manteiga, por exemplo -, mas provavelmente saúde não é uma delas. Porém, esse alimento pode sim trazer vários benefícios para o organismo, viu? Pois é, dá para comer aquela pipoca bem gostosa sem comprometer a saúde!
A engenheira de alimentos da Combrasil, Ana Rachel, explica que o milho da pipoca traz consigo um enorme valor nutricional. "Esse alimento dá a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal. A pipoca possui ainda polifenóis, antioxidantes que agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, os riscos de doenças cardíacas e a oxidação de colesterol", explica.
E as vantagens desse "snack" não param por aí! Porém, é preciso consumir a pipoca da forma e na quantidade certas para evitar que ela acabe se tornando mais calórica e menos saudável. Entenda melhor os benefícios do grão e esses cuidados necessários:
Pipoca faz bem sim!
Como já mencionado, os benefícios da pipoca para o organismo são vários. Confira os principais a seguir:
Fonte de fibras: a pipoca contém uma quantidade significativa de fibras, essenciais para a saúde digestiva e para a prevenção de problemas como a prisão de ventre. As fibras também ajudam a promover a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso.
Rica em antioxidantes: estudos mostram que a pipoca é rica em antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam na proteção contra doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.
Baixo teor de calorias: comparada com outros lanches, a pipoca pode ser considerada de baixa caloria. Um copo de pipoca estourada sem manteiga contém aproximadamente 30 calorias.
Fonte de energia: como a pipoca é rica em carboidratos complexos, ela é uma ótima fonte de energia para o corpo. Assim, ela pode ser um bom "snack" pré-treino.
Grãos integrais: os grãos integrais fornecem nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, zinco e ferro. E, como o grão de milho é considerado integral, a pipoca faz parte desse grupo.
Prevenção de doenças generativas: o grão contribui para a prevenção doenças degenerativas, como mal de Parkinson e Alzheimer, e alguns tipos de câncer. Uma das razões para isso é que a pipoca é uma fonte de vitaminas do complexo B, um grupo de micronutrientes que participa de diversas funções no organismo, inclusive do bom funcionamento do sistema nervoso.
Dicas para consumir pipoca de forma saudável
Apesar de a pipoca ser saudável, existem coisas que acrescentamos nela ou formas pelas quais a consumimos que fazem com que ela se torne menos benéfica. Veja dicas de como deixá-la o mais saudável possível:
Opte pelo estouro natural: a pipoca de micro-ondas pode até ser mais prática, mas o melhor é evitá-la por conta dos aditivos e conservantes. É mais recomendável estourar os grãos de milho em uma panela com um pouco de óleo ou, melhor ainda, utilizar uma máquina de pipoca sem óleo.
Evite a adição excessiva de manteiga: a manteiga adiciona calorias e gorduras à pipoca - ou seja, se realmente fizer questão, adicione uma quantidade pequena.
Use pouca quantidade de sal: essa é outra adição que torna ela menos saudável, então cuidado com o exagero.
Experimente opções de temperos saudáveis: para variar o sabor, que tal experimentar opções de temperos saudáveis, como curry em pó, páprica, alho em pó ou queijo parmesão ralado? Eles adicionam sabor sem muitas calorias extras.
Qual a porção adequada?
A recomendação é uma ingestão de 20g (ou uma xícara e meia) por dia, pois isso é o suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento. "Como qualquer outro alimento aliado da dieta, a pipoca também deve ser consumida com moderação", finaliza a engenheira de alimentos.