As 10 piores comidas brasileiras segundo a enciclopédia da gastronomia

O TasteAtlas, site conhecido como a enciclopédia da gastronomia, listou as 10 piores comidas brasileiras. Você concorda?

20 nov 2023 - 05h00

O TasteAtlas é um site amplamente reconhecido por elaborar diversos rankings relacionados a pratos culinários de todo o mundo. Em diversas ocasiões, destacou alguns pratos brasileiros entre os melhores globalmente, como foi o caso da picanha brasileira, que foi eleita como o segundo melhor prato típico do mundo. No entanto, em sua última divulgação, o site apresentou uma lista um tanto polêmica: as 10 piores comidas brasileiras.

Para compilar essa lista, o TasteAtlas utilizou mais de 4,9 mil avaliações disponíveis em seu site, feitas por estrangeiros e brasileiros. E o que mais dói nessa classificação é que muitas das comidas mencionadas podem estar na sua lista de preferidas.

Publicidade

A primeira posição é ocupada por um dos pratos mais controversos em nosso país, tornando a lista uma experiência que certamente despertará vários tipos de reação (inclusive, indignação).

Quitutes populares no exterior que são "nojentos" no Brasil Quitutes populares no exterior que são "nojentos" no Brasil

Vale a pena conferir o ranking completo e expressar sua revolta caso seu prato preferido esteja no meio. 

10. Casadinhos (nota: 3,6)

Esses biscoitos assados e recheados, geralmente com doce de leite ou goiabada, aparentemente não conquistaram o paladar de todos os avaliadores. Típicos em casamentos ou cafés, os casadinhos, com uma pontuação de 3,6 em 5, figuram entre os 10 pratos menos bem avaliados no site. 

Publicidade
Foto: Cook'n Enjoy

9. Mocotó (nota: 3,6)

O Mocotó, popular entre os brasileiros, não recebeu muitos elogios dos avaliadores. Este ensopado, feito com patas de vaca, feijão e vegetais, representa uma opção econômica na culinária brasileira. Inicialmente preparado pelos escravos, hoje é encontrado em diversos restaurantes de cozinha brasileira, inclusive no premiadíssimo restaurante homônimo comandado pelo chef Rodrigo Oliveira.

Foto: Grupo Mateus

8. Salada de maionese (nota: 3,6)

Facilmente encontrada em qualquer self-service brasileiro ou, até mesmo, ao lado do clássico churrasquinho, a salada de maionese é uma presença comum nos pratos dos brasileiros. Apesar disso, não foi bem recebida pela maioria dos votantes.

Feita de batata, cenoura, ervilha, milho, maçã e maionese, muitas vezes também leva uva-passa, que pode ter sido um dos motivos para ter sido tão mal avaliada. 

Foto: Receitinhas

7. Salpicão de frango (nota: 3,6)

Mais um clássico da culinária brasileira que também leva o polêmico ingrediente: uva-passa. Será que é coincidência?

Salpicão é basicamente uma salada de frango com variações. Às vezes, é incrementado com batata palha por cima, característica marcante da culinária brasileira. Este prato é bastante comum em festas de Natal e em self-services durante o ano todo.

Publicidade
Foto: Ricota e Maricota

6. Sequilhos (nota: 3,6)

Os sequilhos são a prova de que uma coisa simples pode sim ser deliciosa. Apesar de muitas pessoas concordarem com essa frase, o doce também foi parar na lista de piores comidas brasileiras.

Feitos de amido de milho ou polvilho, os sequilhos são muito consumidos em cafés da tarde e também em festas de casamento e formatura.

Foto: Maria Receita

5. Maria mole (nota: 3,5)

O nome já entrega a textura da Maria Mole, uma sobremesa macia e muito popular em festas juninas. Feita apenas de açúcar, gelatina, coco e clara de ovo, o doce pronto pode ser encontrado em docerias durante o ano todo e é um sucesso inegável entre os brasileiros. 

Foto: C K N J

4. Quibebe (nota: 3,4)

Chegamos ao nosso top 4 piores pratos do Brasil com o ensopado Quibebe! Feito com abóbora, cebola, pimenta, gengibre em pó e leite de coco, tradicionalmente é servido como entrada antes da refeição principal.

Não é amplamente conhecido em todas as regiões do país, mas garantiu seu holofote nessa lista polêmica. 

Foto: Receitas Nestlé

3. Tareco (nota: 3,2)

Feitos apenas de água, ovo, farinha de trigo e açúcar, os biscoitos tarecos têm origem no estado de Pernambuco. Esse prato ganhou popularidade após o cantor Flávio José batizar uma de suas músicas como Tareco e Mariola.

Publicidade

Ele tem formato de disco e também é adorado por muitos brasileiros!

Foto: Wikipédia

2. Arroz com pequi (nota: 3,1)

Bastante tradicional no estado de Goiás, o arroz com pequi é conhecido pelo sabor marcante. Além do pequi, o arroz é temperado com outros ingredientes que contribuem para o paladar único do prato.

Foto: Tudo Gostoso

1. Cuscuz Paulista (nota: 3,1)

O Cuscuz Paulista recebeu as piores avaliações no TasteAtlas. Preparado com fubá, azeitonas, ovo cozido, peixe enlatado e ervilha, essa refeição característica remonta ao século 19 e é normalmente servida no formato de pudim.

O cuscuz paulista é muito criticado por moradores de outras regiões do país, que consideram esse tipo de cuscuz uma afronta ao cuscuz original, que é muito mais simples (e muito mais gostoso, dizem as más línguas). 

Foto: Portal Umami
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações