O poeta grego Homero nomeou o azeite de oliva como 'ouro líquido' devido à sua composição nutritiva, além deste possuir benefícios para o organismo. Aquecê-lo contribui para aumentar a proporção de algumas substâncias benéficas presentes no azeite, contudo o azeite não deve ser mantido por muito tempo no fogo.
O poeta grego Homero atribuiu o nome 'ouro líquido' ao azeite de oliva devido à sua composição, que oferece uma variedade de benefícios ao organismo, além de ser adequado para diversas receitas.
Por causa da sua popularidade, surgiram alguns mitos sobre o alimento, como o que afirma que o azeite não deve ser aquecido. Na verdade, aquecê-lo contribui para aumentar a proporção de algumas substâncias benéficas presentes no azeite.
Na matéria escrita por Regina Célia Pereira para o Estadão, o nutrólogo Durval Ribas Filho também sugere o uso do azeite cru como substituto de ingredientes que vão aos pães ou torradas, como a manteiga.
A prática desaconselhada é manter o azeite por muito tempo no fogo, como no estilo de receita em que há fritura por imersão. Saiba mais no conteúdo completo.
Qual é o melhor azeite brasileiro?
Para auxiliar os consumidores na hora da compra, o Paladar realizou um teste às cegas considerando as marcas nacionais de azeite disponíveis no mercado. Confira a classificação completa aqui.