É bolo ou não é bolo? Essa é uma pergunta muito recorrente feita pelos 6 milhões de seguidores que Vivi (@vivicakedesigner) soma em seus perfis do Instagram e TikTok. Dona de uma criatividade fora do normal, a influencer viralizou fazendo vídeos em que come maçanetas, sapatos e celulares, todos feitos de bolo. Seu primeiro sucesso veio de um vídeo em que comia um bolo em formato de coxinha, há pouco mais de um ano.
O sucesso parece ter chegado rápido, mas essa história é mais longa do que você imagina. Aos 25 anos, Vivi começou a vender bolo de pote para ganhar um dinheirinho, já que se frustrou financeiramente com sua profissão de formação, a psicologia. “As pessoas gostaram dos bolos de pote e começaram a me pedir bolo de aniversário e eu nem sabia como fazer. Fui para a internet pesquisar e acabei me deparando com vídeos de bolos esculpidos. Comecei a me aventurar e tentar fazer e fui postando na internet, desde aquela época e as pessoas já piravam”, recorda.
No meio da pandemia, alguma coisa mudou dentro da confeiteira, ela quis inovar e sair da sua zona de conforto. Apesar de já ter uma carreira consolidada fazendo bolos em sua cidade natal, Cascavel (PR), ainda queria se tornar muito maior. “E aí, foi quando eu pensei em fazer uns vídeos para as pessoas verem como é cortar esses bolos super realistas. Porque as pessoas relataram que, às vezes, viam as fotos no Instagram e achavam que era só um objeto normal e não uma escultura de bolo”, diz ela.
E o reconhecimento veio em menos de um mês, seu segundo vídeo publicado no TikTok já viralizou e alcançou 1 milhão de visualizações em menos de dois dias. Hoje, com 33 anos, Vivi saiu do Paraná e veio para a capital de São Paulo por conta dos trabalhos como influenciadora. Com essa ascensão, ela precisou fechar sua agenda e hoje não aceita mais encomendas, seus bolos são 100% expositivos, seja para a internet ou para a televisão.
Sim, para quem não é muito fã de redes sociais, é possível ver os bolos super realistas na TV aberta, em um quadro muito lúdico, chamado “É doce ou não é doce?”, no programa da Eliana, no SBT. “É basicamente a brincadeira que eu já faço na rede social: as pessoas vão no programa descobrir o que é bolo e o que não é bolo e ganham prêmios. Sempre com histórias muito bonitas por trás, é um quadro para toda família, muito divertido!”, diz Vivi.
Cada uma dessas criações apresentada para o público leva de 4 horas até semanas para ficar pronta, os bolos mais complexos podem levar mais de um mês. E Vivi explica para os curiosos de plantão: “tem algumas peças muito pequenininhas, que na verdade nem são bolo, como uma maçaneta, ela é feita só de chocolate ou só de uma massinha parecida com pasta americana. Mas, uma maçã, por exemplo, tem tudo, massa, recheio. É um bolo de fato”.
Como faz todo o trabalho sozinha, os grandes ajudantes de Vivi são seus seguidores. “Eu ouço muito o que meus seguidores falam, o tempo todo, e a maioria das ideias vem deles. Por exemplo, alguns deles começaram a fazer apostas nos comentários que até minha casa era de bolo, e foi assim que eu tive a ideia de fazer a parede de bolo, que foi um sucesso”, explica.
Ela ainda conta que não há desperdícios em sua cozinha, tudo que faz é reutilizado para a próxima criação ou é oferecido para parentes e amigos, que fazem a festa provando essas delícias.
E, por fim, deixamos esse questionamento para vocês: é bolo ou não é bolo?