O site TasteAtlas divulgou uma lista que classificou a culinária brasileira como a 12ª melhor do mundo em 2022. O ranking é baseado em críticas e avaliações publicadas no mundo inteiro, e estabelece notas de 1 a 5 para a culinária de cada país. A culinária da Itália lidera o ranking, a da Grécia ficou em segundo e a da Espanha em terceiro.
A colocação do Brasil na lista gerou revolta na internet, devido à sua posição inferior em relação à culinária americana, que ficou na oitava colocação – superando a França e a China, países que são mundialmente conhecidos por sua comida.
A Itália, primeira colocada no ranking, levou nota 4,72, enquanto o Brasil ficou com 4,49. A Argentina, conhecida pela qualidade de sua culinária, ficou na 18ª colocação, atrás de países como a Croácia e a Polônia, o que gerou reclamações por parte dos argentinos.
O ranking também classifica os melhores pratos de cada país. As comidas italianas mais bem pontuados foram o parmigiano reggiano, o prosciutto toscano, a nduja, o risotto ai funghi porcini e o pesto genovese.
O queijo da serra da canastra, açaí, picanha, alcatra e queijo coalho foram as iguarias mais bem avaliadas do Brasil. A picanha chegou a ficar na segunda colocação em outra lista da TasteAtlas, que elegia os melhores pratos regionais de cada país.