Brasileiro produz queijos dentro de caverna em Goiás

Conheça a Serra do Bálsamo e os queijos do Seu Vicente

4 abr 2024 - 16h15
Queijo Serra do Bálsamo, produzido por João Vicente Borges em Guapó, Goiás
Queijo Serra do Bálsamo, produzido por João Vicente Borges em Guapó, Goiás
Foto: João Vicente/Acervo pessoal

Localizada em Guapó, Goiás, a Fazenda Bálsamo desponta como um destaque do terroir brasileiro graças aos queijos 'Serra do Bálsamo'.

João Vicente Borges, produtor experiente de queijos, encontrou nas profundezas da terra o segredo para seus produtos. A caverna subterrânea, a cinco metros de profundidade, tornou-se o local ideal para a maturação dos queijos, com suas temperaturas estáveis e níveis de umidade beirando a perfeição.

Publicidade

"Prefiro curar meus queijos em temperaturas mais baixas, para garantir uma melhor complexidade de sabores e aromas", afirma Borges, destacando o meticuloso cuidado com os laticínios.

Apesar dos desafios iniciais, como problemas de alagamento, Borges implementou soluções engenhosas, como valas estrategicamente posicionadas e uma bomba automática para garantir o controle adequado do ambiente de cura.

O salão subterrâneo, com capacidade para até 3,5 toneladas de queijos, tem chão de terra batida e é coberto com pedrisco e tábuas de angico.

Com o Mundial do Queijo do Brasil se aproximando, Borges está preparado para apresentar seus queijos ao mundo, mostrando o verdadeiro sabor do terroir brasileiro. Realizado no dia 12 de abril, o concurso traz mais de 2.000 queijos das mais variadas regiões do Brasil, dos Estados Unidos, França, Itália, México e Reino Unido.

Publicidade

Os 10 melhores queijos artesanais do Brasil Os 10 melhores queijos artesanais do Brasil

Fique por dentro do Mundial do Queijo Brasil 2024

Quais são os melhores queijos do Brasil e do mundo? É essa a pergunta que a 3ª edição do Mundial do Queijo Brasil quer responder. O evento é parceiro oficial do Mondial du Fromage, o principal evento de premiação do mundo do queijo, que acontece na França a cada dois anos.

Uma feira com mais de 100 opções de produtos artesanais de produtores rurais de todo o Brasil é aberta ao público na Praça da Baleia: mais uma vez, queijos, bebidas e outros tipos de alimentos vindos diretamente do campo estão disponíveis para todos. Rodadas de conversas e degustações também serão oferecidas, com vagas limitadas. Cada workshop custa R$ 120 e as inscrições podem ser feitas pelo site.

Onde: Teatro B32 - Praça da Baleia. Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3732, São Paulo, SP. Data: 11 a 14 de abril. Instagram: @mundialdoqueijobrasil. Site: www.mundialdoqueijodobrasil.com.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se