Brasileiros criam primeira cachaça do mundo feita por Inteligência Artificial; saiba o valor

Middas é conhecida por ser a única cachaça produzida com ouro comestível de 23 quilates

22 nov 2024 - 09h00
Cachaça Middas feita por desenvolvida por IA
Cachaça Middas feita por desenvolvida por IA
Foto: Reprodução

A cachaça Middas, criada em 2014, ganhou fama por vir acompanhada de um frasco com ouro comestível de 23 quilates, importado da Alemanha e, esse ano,  inovou ainda mais e criou uma versão feita com ajuda da Inteligência Artificial.

A bebida é lançada anualmente como uma edição limitada de mil garrafas numeradas. O Blend 2024 foi totalmente criado por IA, custa normalmente R$ 697, mas está em promoção no site oficial da marca saindo por R$ 397.

Publicidade

No início do ano, os proprietários da marca trouxeram para a empresa um departamento de Inteligência Artificial, a Futuristas.ai, uma consultoria que ajuda empreendedores a criarem suas marcas e que empodera pequenas e médias empresas com soluções práticas e acessíveis de IA. 

“Nosso objetivo é transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento sustentável, otimizando a eficiência e inovação nos negócios”, diz João Almeida, sócio fundador da Futuristas.ai.

O estalo de criar a IA para fazer essa versão veio em uma discussão. “Pensamos: porque não criar uma Inteligência que seja capaz de fazer a leitura mais fidedigna de todo feedback que recebemos nestes 10 anos de existência e criar um agente de IA para compilar essas informações e criar um blend que agrade ainda mais o nosso consumidor?”, detalha Leandro Dias, responsável por criar o blend anual da Middas Reserva dos Proprietários.

Versão feita pela IA recebeu informações detalhadas sobre a cachaça                   

A IA "mergulhou" nos barris, analisando em detalhes as características de cada madeira e o tempo de envelhecimento. Com base nessas informações, e nos dados coletados ao longo de 10 anos, a inteligência artificial elaborou uma receita única, que equilibra o carvalho americano, o francês com o toque brasileiro do Jequitibá Rosa.

Publicidade

“Em 10 anos este é seguramente o melhor blend que a Middas já teve”, afirma Leandro Dias.

A cachaça foi destaque recente no Concurso Mundial de Bruxelas, que é uma espécie de Copa de Mundo das Cachaças: em 2021, a Middas Reserva dos Proprietários recebeu o título de melhor Cachaça do mundo ao receber a dupla medalha de ouro e o título de Cachaça Revelação do concurso. O feito foi repetido no ano seguinte, pela versão clássica, que é um blend de Cachaças armazenadas em tonéis de madeira Amendoim do Campo, Jequitibá e Amburana.

O blend Middas Reserva tem 42% de volume alcoólico e representa a harmonia entre as madeiras e suas tostas, com uma presença marcante de carvalho e um equilíbrio de aromas e sabores.

Resultado Final do Blend Middas Reserva:

●   Aroma: Notas intensas de baunilha, caramelo e coco, proporcionadas pelo carvalho americano, combinadas com as especiarias suaves e frutas secas do carvalho francês e os toques herbais e defumados do jequitibá rosa.

●   Paladar: Sabor encorpado e complexo, com equilíbrio perfeito entre dulçor e especiarias, finalizado com um toque suave e fresco. A tosta média do carvalho americano e francês se destaca, proporcionando um sabor amadeirado e suave, enquanto a tosta forte do jequitibá rosa garante um final surpreendentemente refrescante.

Publicidade

●   Cor: Um dourado profundo e brilhante, com reflexos âmbar, resultantes da interação entre as diferentes madeiras e suas respectivas tostas ao longo do envelhecimento.

Caninha da boa: conheça os paraísos da cachaça no Brasil Caninha da boa: conheça os paraísos da cachaça no Brasil

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se