Vale a pena desembolsar R$ 1 milhão em uma garrafa de cachaça? A marca Velho Barreiro, que vende garrafas da bebida a preços populares em supermercados, decidiu inovar e tenta, desde maio, atingir um público de classe social alta - formada por milionários.
A empresa lançou a VB Platinum, a cachaça mais cara do mundo, à venda por valores a partir de US$ 180 mil — o que convertido custa cerca de R$ 900 mil.
O que a deixa ainda mais cara e valorizada é, na verdade, a garrafa da cachaça, de 700 ml, coberta por ouro rosé e centenas de diamantes.
Até o momento, nenhuma venda foi concretizada e a VB Platinum tem apenas uma única garrafa produzida. O presidente da empresa, Cesar Rosa, a considera "uma verdadeira obra de arte" e foi o responsável por desenhar o layout e enviar o projeto para um ourives de sua confiança, que fabricou a primeira unidade.
O empresário revelou ao g1 que alguns clientes fiéis da marca estão interessados no produto e entende que esse processo de estudo da compra é natural, já que o valor alto não é comum para esse tipo de bebida.
A Velho Barreiro só produzirá uma nova garrafa dessas após a concretização da primeira venda.
A cachaça especial é preparada de forma artesanal em alambique com um teor alcoólico entre 39% e 40%. Em seguida, vai para tonéis de uma madeira especial, a amburana, onde fica armazenado por cerca de quatro anos, envelhecendo para que o sabor seja mais adocicado e floral.
Versão mais em conta
Para quem não é milionário, a empresa comercializa uma edição de varejo da VB Platinum, com uma garrafa mais simples e que pode ser comprada a partir de R$ 230.